Busca avançada
Ano de início
Entree

O Império Aquemênida em Heródoto: identidade e política nas histórias

Processo: 16/14318-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Marcelo Aparecido Rede
Beneficiário:Matheus Treuk Medeiros de Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Império Aquemênida   Historiadores   Grécia Antiga   Pérsia

Resumo

Este estudo se destina ao exame sistemático da terminologia e do aparato conceitual de Heródoto usado na descrição do Império Persa Aquemênida enquanto entidade política. Intenta-se precisar o sentido histórico e alcance de alguns termos políticos do grego antigo neste autor. Indaga-se, ademais, se Heródoto e outros autores gregos clássicos teriam desenvolvido uma noção de império similar à moderna, bem como as consequências e significado histórico dessa consciência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHEUS TREUK MEDEIROS DE ARAUJO. O império persa e o pensamento político clássico: um panorama. ARCHAI-REVISTA DE ESTUDOS SOBRE AS ORIGENS DO PENSAMENTO OCIDENTAL, n. 25, p. -, 2019.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Matheus Treuk Medeiros de. O Império Aquemênida em Heródoto: identidade e política nas Histórias. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.