Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução de galáxias em aglomerados usando simulações cosmológicas com zoom

Processo: 16/19586-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 02 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 01 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Gastão Cesar Bierrenbach Lima Neto
Beneficiário:Rafael Ruggiero
Supervisor no Exterior: Romain Teyssier
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Zurich (UZH), Suíça  
Vinculado à bolsa:15/13141-7 - Evolução de galáxias em aglomerados, BP.DD
Assunto(s):Simulação numérica   Formação de estrelas   Formação e evolução da galáxia   Aglomerados de galáxias

Resumo

Neste projeto de doutorado, estamos tentando explicar melhor como o ambiente de aglomerados de galáxias afeta a evolução de galáxias membro, por meio de simulações hidrodinâmicas. Para isso, temos usado o moderno e aberto código RAMSES, originalmente desenvolvido por Romain Teyssier no CEA Saclay, França. Neste projeto de intercâmbio BEPE, pretendemos melhorar nossos modelos atuais em colaboração com o Prof. Teyssier e seu grupo na Universidade de Zurique, Suíça. Mais especificamente, pretendemos trabalhar com simulações cosmológicas de formação de aglomerados de galáxias com zoom, nas quais um volume representativo do universo é simulado começando em alto redshift e com uma maior resolução colocada na região onde o aglomerado de galáxias irá se formar. Esse tipo de simulação vem sido ativamente utilizado na literatura nos últimos anos, já que pode ser aplicado a muitos problemas envolvendo formação de estruturas no universo, ao mesmo tempo que requer que poucas hipóteses sejam feitas sobre as estruturas que estão sendo formadas, em comparação com simulações de objetos idealizados. Notamos que, ao que sabemos, nenhum grupo no Brasil está trabalhando com simulações cosmológicas com zoom na atualidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUGGIERO, RAFAEL; TEYSSIER, ROMAIN; LIMA NETO, GASTAO B.; PERRET, VALENTIN. Free-floating molecular clumps and gas mixing: hydrodynamic aftermaths of the intracluster-interstellar medium interaction. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 480, n. 2, p. 2191-2199, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.