Busca avançada
Ano de início
Entree

Berçário de tilápia em sistema aquapônico utilizando a tecnologia de bioflocos

Processo: 16/14966-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Maria Célia Portella
Beneficiário:Sara Mello Pinho
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Microbiota   Viabilidade econômica   Tilapicultura

Resumo

Segmentar a cadeia produtiva é uma importante estratégia para os aquicultores. No entanto, ainda são escassos os relatos da utilização de berçário no Brasil e mais estudos, relacionados principalmente a novas tecnologias, devem ser realizados. Neste contexto, o sistema de bioflocos (BFT) pode ser uma alternativa interessante. Esse sistema caracteriza-se por ser uma tecnologia aquícola com troca mínima ou zero de água, com altas densidades de estocagem, sustentada pela formação de uma comunidade microbiana que traz inúmeros benefícios para os organismos cultivados. Contudo, este sistema pode gerar efluente com grande concentração de nutrientes. Sendo assim, uma das opções ambientalmente viáveis para empregar o sistema BFT em berçários de tilápia, seria aproveitar o excesso de nutrientes para, por exemplo, a produção vegetal em um sistema de cultivo integrado. Assim, a aquaponia surge como uma alternativa sustentável de produção, isto porque utiliza os efluentes aquícolas para nutrir e produzir plantas. No entanto, o emprego da tecnologia de bioflocos, principalmente integrada com a aquaponia, no estágio pós-reversão de tilápia é praticamente inexistente. Sabendo disso, propõe-se avaliar a produção aquapônica de juvenis de tilápia (~0,1 até 30 g) e alface lisa utilizando a tecnologia de bioflocos. Para isso, a presente proposta conta com uma equipe multidisciplinar que pretende relacionar os dados de desempenho produtivo (análises zootécnicas) com análises morfológicas e morfométricas das fibras musculares; análises químicas da água, das plantas, dos peixes e da ração; bem como a composição microbiana e bromatológica dos bioflocos. Será realizada também análise de viabilidade econômica do sistema integrado, contribuindo assim para a geração de um pacote de informações sobre a criação de juvenis de tilápias em sistemas aquapônicos utilizando a tecnologia de bioflocos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHO, Sara Mello. Berçário de tilápia em sistema aquapônico utilizando a tecnologia de bioflocos. 2018. 101 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.