Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da adição de óleo da semente de maracujá na nutrição e saúde em frangos de corte

Processo: 16/01280-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:José Roberto Sartori
Beneficiário:Leonardo Henrique Zanetti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde animal   Oxidação   Estresse oxidativo   Frutas   Nutrição animal

Resumo

O trabalho será realizado com o objetivo de avaliar os efeitos da adição de óleo da semente de maracujá na alimentação de frangos de corte sob as características de desempenho produtivo, estresse oxidativo, qualidade e oxidação da carne e comportamento animal. Para tanto, serão realizados três experimentos: Exp. I - Ensaio de metabolismo para avaliação da EMAn do óleo da semente de maracujá, através do método de coleta total de excreta, serão utilizados 100 frangos de corte machos, da linhagem Cobb, com 21 dias de idade. Exp. II - Desempenho, ação antioxidante e análise econômica - serão utilizados 1.680 pintos de 1 dia de idade, machos, da linhagem Cobb, alojados em galpão climatizado com ventilação negativa, em 56 boxes, o delineamento será inteiramente casualizado, com sete tratamentos (controle positivo e negativo e 5 níveis de inclusão de óleo da semente de maracujá: 0,10; 0,20; 0,30; 0,40 e 0,50% em substituição ao óleo de soja) com oito repetições. Exp. III - Estresse por temperatura em câmaras climáticas - serão utilizados 480 pintos de 1 dia de idade, machos, da linhagem Cobb, alojadas em gaiolas de arame galvanizado, divididos em duas câmaras climáticas: termoneutra e uma com estresse cíclico pelo calor, com 48 gaiolas cada, com 5 aves/gaiola, o delineamento será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 6 (duas temperaturas: termoneutra e estresse cíclico pelo calor, e seis tratamentos: controle + cinco níveis de inclusão de óleo da semente de maracujá: 0,10; 0,20; 0,30; 0,40 e 0,50% em substituição ao óleo de soja) com oito repetições. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANETTI, Leonardo Henrique. Óleo de semente de maracujá (Passiflora edulis) na alimentação de frangos de corte. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.