Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação molecular de microrganismos isolados em fazendas leiteiras

Processo: 16/10822-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia
Pesquisador responsável:Andrezza Maria Fernandes
Beneficiário:Odacir Burjato Neto
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade do leite   Staphylococcus   Streptococcus   Mastite bovina   Leite   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

A preocupação com a qualidade microbiológica do leite é frequente. Há uma constante demanda dos consumidores por alimentos seguros, sendo necessário ter informações acerca dos principais microrganismos envolvidos com o produto. Para obter-se efetividade nos programas de melhoria da qualidade do leite é indispensável trabalho de capacitação e conscientização dos trabalhadores e manipuladores do leite. O objetivo deste trabalho será avaliar a presença de microrganismos causadores de mastite contagiosa em leite de tanque, teteiras, água e mãos dos ordenhadores de quatro fazendas submetidas a programa de treinamento de ordenhadores. As fazendas avaliadas estão localizadas na região nordeste do estado de São Paulo. Estão disponíveis 76 isolados de Staphylococcus spp. e 75 isolados de Streptococcus spp. Estes isolados foram obtidos de coletas em diferentes pontos de amostragem durante um programa de capacitação de ordenhadores. A amostragem ocorreu durante a ordenha da manhã, com frequência bimensal. Os isolados de Staphylococcus spp. e Streptococcus spp. serão submetidos à identificação molecular, com sequenciamento genético para confirmação das espécies, seguido de análise filogenética. (AU)