Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de biossensores baseados em zeína, carbon black e hemoglobina para detecção de peróxido de hidrogênio

Processo: 16/18270-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Bruno Campos Janegitz
Beneficiário:Tamires dos Santos Pereira
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroanalítica   Eletroquímica   Peróxido de hidrogênio   Hemoglobinas   Zeína   Técnicas biossensoriais   Métodos analíticos de preparação de amostras

Resumo

Nos últimos anos, a busca por novos materiais tem ganhado a atenção de muitos pesquisadores, tornando-se atraente o desenvolvimento de compósitos nanoestruturados capazes de serem aplicados como dispositivos na detecção de espécies de interesse. Nesse sentido, os biossensores destacam-se, uma vez que são constituídos por biomoléculas e por outros compostos nanométricos, que atribuem qualidades vantajosas como alta sensibilidade, seletividade, baixo tempo de análise e custos reduzidos. As características do polímero zeína tais como, alta concentração de amido, biocompatibilidade, biodegradação, baixa toxicidade e a possibilidade de formar dispersões estáveis em soluções aquosas corroboram para que o mesmo possa exercer a função de suporte de nanomateriais e materiais biológicos. O carbon black é um material já usado em dispositivos eletroanalíticos, pois possui propriedades eletroquímicas interessantes. Já a hemoglobina, é uma proteína estudada como biomolécula na obtenção de biossensores, podendo atribuir características que melhoram de modo considerável o desempenho desses dispositivos. Nesse sentido, a hemoglobina será usada, pois o ferro presente em seu grupo heme possibilita a alta seletividade e sensibilidade perante o peróxido de hidrogênio. Dessa forma, o presente projeto busca novas propostas de arquiteturas de biossensores utilizando a hemoglobina, carbon black e zeína. A aplicação do biossensor visa à detecção de peróxido de hidrogênio em amostras biológicas e cosméticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, TAMIRES DOS SANTOS; MAURUTO DE OLIVEIRA, GABRIELA C.; SANTOS, FABRICIO APARECIDO; RAYMUNDO-PEREIRA, PAULO A.; OLIVEIRA, JR., OSVALDO N.; JANEGITZ, BRUNO CAMPOS. Use of zein microspheres to anchor carbon black and hemoglobin in electrochemical biosensors to detect hydrogen peroxide in cosmetic products, food and biological fluids. Talanta, v. 194, p. 737-744, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.