Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial de aplicação de biochar para remoção de contaminantes emergentes em águas residuais

Processo: 16/17343-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:André Henrique Rosa
Beneficiário:Minéia Aparecida de Moraes de Andrade
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Química ambiental

Resumo

Um dos problemas mais graves que afetam o ambiente é a contaminação causada por compostos químicos, orgânicos e inorgânicos. Nas últimas décadas, vários adsorventes foram desenvolvidos para remover esses contaminantes de águas residuais, como argila, quitosana, lignina, algas, dentre outras. No entanto, muitas vezes estes adsorventes não são economicamente viáveis e sua eficácia de remoção é limitada a um único contaminante orgânico, tornando-se inviável na prática. Logo, é desejável desenvolver um adsorvente de baixo custo, que possa remover vários tipos de contaminantes, simultaneamente, de forma eficaz. Neste contexto, este projeto se baseia na avaliação do desempenho do biochar e biochar magnético como material adsorvente para remoção de contaminantes emergentes (bisfenol A e triclosan) em águas residuais. Para atingir este objetivo, biochars serão preparados a partir da pirólise de bagaço de cana-de-açúcar em diferentes temperaturas (300, 400, 500 e 600 °C). A caracterização dos biochars obtidos será feita utilizando-se diferentes técnicas analíticas tais como, Py-GC/MS, MEV, EDS, DRX e RMN. O processo de adsorção será avaliado em função do pH, tempo de contato, concentração do adsorvente/adsorvato, capacidade de dessorção e fatores termodinâmicos. A concentração dos contaminantes orgânicos será feita por CG-MS. Desta forma, este projeto visa abrir uma nova perspectiva para reaproveitamento de resíduos agrícolas e remediação de águas contaminadas por elementos e substâncias que representam riscos ao ambiente e saúde pública, utilizando biochar.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Minéia Aparecida de Moraes de. Avaliação do potencial de aplicação de biochar para remoção de metais e bisfenol A em sistemas aquosos. 2018. 58 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Câmpus de Sorocaba)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.