Busca avançada
Ano de início
Entree

Famílias inseridas no arranjo produtivo informal da produção de joias e bijuterias de Limeira, SP: a exposição ocupacional a contaminantes químicos em ambiente domiciliar.

Processo: 16/07457-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Kelly Polido Kaneshiro Olympio
Beneficiário:Ana Paula Sacone da Silva Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/15797-2 - Entendendo a abordagem do expossoma: do conceito a aplicação em saúde pública, BE.EP.MS
Assunto(s):Metais   Saúde do trabalhador   Sangue   Poluição do ar

Resumo

Famílias inseridas no arranjo produtivo informal da produção de joias e bijuterias de Limeira, SP: a exposição ocupacional a contaminantes químicos em ambiente domiciliar.Orientadora: Profª. Drª. Kelly Polido Kaneshiro Olympio.Candidata à bolsa: Ana Paula Sacone da Silva.Instituição sede: Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo.ResumoA cidade de Limeira possui o maior pólo nacional de produção de joias e bijuterias, representando 60% da produção do Brasil. Levantamentos locais indicam que um terço da população economicamente ativa do município pode estar relacionado, direta ou indiretamente, com o setor de joias e bijuterias. Algumas famílias realizam as atividades em suas residências, entretanto este processo de fabricação necessita de cuidados, devido à manipulação de insumos perigosos. Alguns insumos do processo de fabricação de joias e bijuterias expõem os trabalhadores a elementos de alto potencial de toxicidade cuja exposição crônica, mesmo em baixas concentrações, pode trazer danos graves à saúde humana.O presente trabalho visa avaliar a exposição de famílias inseridas no Arranjo Produtivo Local das indústrias de joias e bijuterias, de Limeira, SP, por meio da biomonitorização dos elementos potencialmente tóxicos (EPTs) (As, Cd, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb, Sn e Zn). Para tanto, será realizado um estudo descritivo sobre o número de famílias e o processo produtivo de bijuterias de Limeira, SP, e determinações das concentrações desses EPTs serão realizadas no sangue e na zona de respiração dos trabalhadores, pela coleta do ar. Com isso, espera-se determinar possíveis associações entre os altos níveis dos EPTs encontrados no ambiente e seus postos de trabalho com as concentrações dos respectivos EPTs no sangue. Adicionalmente, para uma maior contribuição social, um levantamento da base regulatória e a construção de um Gap análises serão realizados, de forma a mostrar possíveis riscos à saúde encontrados nos domicílios e melhor recomendar alternativas a esta população.Palavras-chave: Metais. Sangue. Poluição do Ar. Saúde do Trabalhador.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SACONE DA SILVA FERRREIRA, ANA PAULA; PEREIRA, ELIZEU CHIODI; SALLES, FERNANDA JUNQUEIRA; DA SILVA, FABIO FERREIRA; BATISTA, BRUNO LEMOS; HANDAKAS, EVANGELOS; KANESHIRO OLYMPIO, KELLY POLIDO. Home-based and informal work exposes the families to high levels of potentially toxic elements. Chemosphere, v. 218, p. 319-327, MAR 2019. Citações Web of Science: 1.
KELLY POLIDO KANESHIRO OLYMPIO; FERNANDA JUNQUEIRA SALLES; ANA PAULA SACONE DA SILVA FERREIRA; ELIZEU CHIODI PEREIRA; ALLAN SANTOS DE OLIVEIRA; ISABELLE NOGUEIRA LEROUX; FLÁVIA BOSQUÊ ALVES VIEIRA. The human exposome unraveling the impact of environment on health: promise or reality?. Revista de Saúde Pública, v. 53, p. -, 2019.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Ana Paula Sacone da Silva. Famílias inseridas no arranjo produtivo informal da produção de joias e bijuterias de Limeira, SP: a exposição ocupacional a contaminantes químicos em ambiente domiciliar. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.