Busca avançada
Ano de início
Entree

Internacionalização e mobilidade estudantil: o programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Estadual de Campinas

Processo: 16/10037-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Beneficiário:Cintia Denise Granja
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Políticas públicas   Ensino superior   Programas de ensino superior

Resumo

Entre os anos 2011 e 2016, os alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram contemplados com 2384 bolsas do programa Ciência sem Fronteiras, sendo 72% para a graduação, 26% para a pós-graduação e 2% para pesquisador visitante e jovens talentos. Esse número representa 6% da média de alunos matriculados anualmente na universidade. Com isso, a Unicamp figura entre as universidades brasileiras que mais receberam bolsas do programa. Este projeto tem por objetivo avaliar os resultados do Ciência Sem Fronteiras na Unicamp, no período de 2011 até 2015, verificando se os resultados do ponto de vista social e individual estão condizentes com os objetivos propostos pelo programa. A motivação para a pesquisa é devido aos seguintes fatores: (a) grande dimensão do programa; (b) grande potencial do programa em gerar benefícios aos bolsistas e à sociedade e (c) escassez de avaliações existentes sobre o programa. A pesquisa será dividida em duas partes: (1) revisão bibliográfica sobre o tema e (2) estudo de caso da Unicamp (conduzido através da realização de um questionário com os beneficiários do programa e com os gestores do programa na universidade). Os resultados da pesquisa poderão auxiliar a Unicamp em termos de aprendizado institucional e aperfeiçoamento das iniciativas de mobilidade estudantil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINTIA DENISE GRANJA; ANA MARIA CARNEIRO. O programa Ciência sem Fronteiras e a falha sistêmica no ciclo de políticas públicas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, n. ahead, p. -, 2020.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.