Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da história evolutiva do hospedeiro na aptidão do parasita e do hospedeiro: um estudo de caso de drosofilídeos e vírus a de Drosophila

Processo: 16/09934-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Rodrigo Cogni
Beneficiário:Camila Souza Beraldo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/25991-0 - Ecologia genômica de insetos: adaptações ao clima e evolução de interações ecológicas, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):17/11774-8 - Modelos filogenéticos mistos e interação parasita-hospedeiro: implicações da filogenia do hospedeiro na aptidão das espécies interagentes, BE.EP.MS
Assunto(s):Virulência   Evolução animal   Interações hospedeiro-parasita   Drosophila   Parasitismo

Resumo

Coevolução é o processo evolutivo que governa mudanças fenotípicas em espécies que interagem. Apesar de coevolução ter sido bastante estudada nas últimas décadas, poucos estudos apresentam evidências empíricas de coevolução. Estudos teóricos sugerem que, para entender coevolução, é necessário estudar os mecanismos coevolutivos responsáveis pela seleção recíproca, além dos padrões de variação geográfica. Nesse projeto, estudaremos os mecanismos responsáveis pela seleção recíproca utilizando a interação de parasitismo entre drosofilídeos e vírus A de Drosophila (DAV). Nosso objetivo é verificar qual a influência da filogenia dos hospedeiros na aptidão do DAV e dos hospedeiros infectados pelo vírus. Investigaremos a variação da resistência de 48 espécies de drosofilídeos ao DAV e a variação da virulência desse vírus entre os diferentes hospedeiros. A resistência será medida pela carga viral do DAV, que será feita por PCR quantitativo em tempo real após reação de transcriptase reversa, e a virulência será medida pelas taxas de mortalidade e de fecundidade das moscas após infecção por DAV. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉ C. PIMENTEL; CAMILA S. BERALDO; RODRIGO COGNI. Host-shift as the cause of emerging infectious diseases: Experimental approaches using Drosophila-virus interactions. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 44, n. 1, p. -, 2021.
PIMENTEL, ANDRE C.; BERALDO, CAMILA S.; COGNI, RODRIGO. Host-shift as the cause of emerging infectious diseases: Experimental approaches using Drosophila-virus interactions. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 44, n. 1, 1 2021. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERALDO, Camila Souza. Variação na susceptibilidade do hospedeiro a diferentes patógenos: um estudo experimental e filogenético de Drosophila-vírus. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.