Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações dos metabólitos primários de espécies de Rhodophyta das regiões antártica e subantártica

Processo: 16/03062-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Nair Sumie Yokoya
Beneficiário:Cesar Bertagia Pasqualetti
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rhodophyta   Antártica   Pigmentos   Proteínas   Carboidratos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antártica | Carboidratos | pigmentos | Proteinas | Rhodophyta | Subantártica | Fisiologia e Bioquímica de Macroalgas

Resumo

As estações do ano nas regiões polares são bem características, com longos períodos de baixa luminosidade devido à noite polar e a cobertura de gelo durante o inverno, e longos períodos de luz intercalados por poucas horas de escuro durante o verão. Para sobreviver a tais condições, é necessária uma estratégia de adaptação bioquímica e fisiológica das macroalgas, garantindo proteção e alimento na ausência de luz, tornando-as resistentes à ação das ondas, aos congelamentos, à dessecação e à variações de salinidade. Portanto, o principal objetivo do presente estudo é analisar quanti- e qualitativamente os carboidratos de baixa massa molecular, proteínas e pigmentos de espécies de Rhodophyta das regiões antártica e subantártica, avaliando o envolvimento desses metabólitos nas estratégias de sobrevivência em algas submetidas a tais ambientes extremos e suas possíveis variações em diferentes espécies e locais de coleta. A avaliação desses metabólitos consistirá na quantificação de carboidratos totais e redutores, seguida de análises cromatográficas para caracterizar a diversidade química desses compostos, análise da quantidade e qualidade das galactanas sulfatadas e quantificação de amido das florídeas, fornecendo informações sobre o metabolismo de carboidratos em diferentes estratégias de sobrevivência. Desta forma, a quantificação de proteínas e de pigmentos fotossintetizantes juntamente com as análises de carboidratos, contribuirão para o conhecimento sobre a capacidade adaptativa das espécies de Rhodophyta para sobreviver em ambientes extremos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, PATRICIA GUIMARAES; SOUZA, JONATAS M. C.; PASQUALETTI, CESAR B.; YOKOYA, NAIR S.. Auxin and cytokinin combinations improve growth rates and protein contents in Laurencia catarinensis (Rhodophyta). JOURNAL OF APPLIED PHYCOLOGY, v. 33, n. 2, . (17/13259-3, 16/03062-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.