Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto das alterações moleculares iniciais em células da imunidade inata associadas a gliomas humanos

Processo: 16/15652-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Suely Kazue Nagahashi Marie
Beneficiário:Thais Fernanda de Almeida Galatro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epigênese genética   Glioma   Transcriptoma   Microglia   Neurologia   Macrófagos

Resumo

Gliomas difusos são tumores primários do Sistema Nervoso Central (SNC), caracterizados pelo crescimento infiltrativo e por uma alta heterogeneidade, o que torna a doença de difícil tratamento. Avanços em análises genéticas revelaram que alterações genéticas e epigenéticas são fatores preditivos do tempo de sobrevida e do desenvolvimento clínico da doença. No entanto, a tumorigenicidade do glioma não é exclusivamente causada por suas alterações genéticas. As interações entre células tumorais e o microambiente tumoral desempenha um papel crucial na modulação do crescimento e agressividade dos gliomas. As células não-neoplásicas mais abundantes neste microambiente pertencem à linhagem mielóide, sendo elas a micróglia, residentes do SNC, e monócitos/macrófagos infiltrados advindos da medula-óssea. Entender a dinâmica que ocorre entre células tumorais e mielóides e a correlação entre alterações moleculares oncogênicas e as alterações iniciais que levam à ativação pró-tumoral das células mielóides elucidaria potenciais alternativas de tratamento.Esse é um estudo colaborativo entre a Universidade de Groningen, a Universidade de Michigan e a Universidade de São Paulo, que inclui um acordo de transferência de tecnologia entre as três universidades. Outras instituições participantes são o Instituto de Ensino e Pesquisa e o Departamento de Neurocirurgia do Hospital Sírio Libanês. Esse estudo é a continuação da pesquisa iniciada em 2013 (#2013/07704-3 and #2013/06315-3), que resultou em duas publicações (uma aceita pela revista "Methods in Molecular Biology", e a segunda atualmente sob revisão pela revista "Nature Neuroscience"), com outros dados ainda em preparação para publicação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THAIS F GALATRO; PAULA SOLA; ISABELE F MORETTI; FLAVIO K MIURA; SUELI M OBA-SHINJO; SUELY KN MARIE; ANTONIO M LERARIO. Correlation between molecular features and genetic subtypes of Glioblastoma: critical analysis in 109 cases. MedicalExpress (São Paulo, online), v. 4, n. 5, p. -, Out. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.