Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos funcionais de proteínas candidatas a efetores durante a interação Sporisorium scitamineum x cana

Processo: 16/16376-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Claudia Barros Monteiro Vitorello
Beneficiário:Natália de Sousa Teixeira e Silva
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/25477-5 - Identificação de candidatos a interação e vias de respostas globais ativadas por efetores de Sporisorium scitamineum, BE.EP.DR
Assunto(s):Genômica funcional   Interação planta-patógeno

Resumo

O carvão da cana-de-açúcar é uma doença cosmopolita de grande importância para o agronegócio, uma vez que pode afetar a produtividade da cultura. A doença é causada pelo fungo basiodiomiceto Sporisorium scitamineum, espécie biotrófica que coloniza exclusivamente a cana-de-açúcar. A interação cana-carvão vem sendo estudada pelo nosso grupo de pesquisa nos últimos anos em seus vários aspectos considerando as atividades de ataque e defesa do patógeno e da planta, respectivamente. Este projeto tem como finalidade estudar proteínas candidatas a efetores neste patossistema. Efetores são essenciais para alterar o metabolismo hospedeiro de forma a permitir a colonização da planta pelo patógeno. A identificação de tais proteínas auxilia no reconhecimento de genes de resistência podendo gerar informações relevantes a programas de melhoramento genético na produção de variedades resistentes. Com base no genoma completamente sequenciado de S. scitamineum serão selecionados in silico genes que codificam proteínas candidatas a efetores (TANIGUTI et al., 2015). As estratégias de seleção utilizadas terão como base características da sequencia de aminoácidos traduzida, a expressão diferencial de genes do fungo in planta, obtidos anteriormente em experimentos de RNAseq (SCHAKER et al., submetido), e estudos de diversidade genética (BENEVENUTO et al., submetido). Os candidatos serão analisados quanto à localização subcelular in planta por meio de agroinfiltração para a expressão transiente em Nicotiana benthamiana. Posteriormente, serão realizados ensaios de co-imunoprecipitação para captura e avaliação de moléculas de interação direta aos candidatos a efetores. Os genes candidatos terão seus níveis de expressão validados por RT-qPCR. Estes resultados servirão de subsídio para estudos futuros sobre os níveis de virulência dos diferentes isolados do patógeno bem como para auxiliar a tomada de decisão em programas de melhoramento genético de variedades resistentes ao carvão da cana.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENEVENUTO, JULIANA; TEIXEIRA-SILVA, NATALIA S.; KURAMAE, EIKO E.; CROLL, DANIEL; MONTEIRO-VITORELLO, CLAUDIA B. Comparative Genomics of Smut Pathogens: Insights From Orphans and Positively Selected Genes Into Host Specialization. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 9, APR 6 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.