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Estudo sobre a percepção da sinalização viária por parte do condutor utilizando simulador de direção

Processo: 16/02948-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 24 de junho de 2017
Vigência (Término): 03 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Veículos e Equipamentos de Controle
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Ana Paula Camargo Larocca
Anfitrião: Mohamed A. Abdel-Aty
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Central Florida (UCF), Estados Unidos  
Assunto(s):Direção veicular   Condução de veículo   Instrumentos visuais de sinalização   Motoristas   Simulação (aprendizagem)

Resumo

Os simuladores de direção são ferramentas de pesquisa que permitem estudar o comportamento do condutor em diversos cenários de direção, de forma rápida, segura e econômica. Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa que visa utilizar essas ferramentas na avaliação de projetos de sinalização, antes da sua implantação na rodovia. Em particular, o objetivo deste trabalho foi analisar como os condutores percebem a sinalização vertical dentro de um ambiente simulado de direção, apoiado no uso de um sistema de rastreio do olhar. O andamento da pesquisa abrangeu a montagem do simulador e do sistema de rastreio do olhar, a geração do ambiente simulado de direção, o experimento no simulador para medir a percepção da sinalização dentro do ambiente virtual, e por último, a análise e validação dos resultados. No experimento, 21 condutores dirigiram em um trecho de 10 quilômetros da rodovia BR-116 que possui 31 sinais de trânsito, para mensurar a distância de percepção, o número de fixações e o tempo de observação da sinalização, assim como a variação da velocidade após percepção da mesma. A percepção da sinalização dentro do ambiente virtual foi semelhante à reportada na literatura para estudos em estradas: em média, os condutores perceberam um de cada três sinais, o tempo de observação foi de 360 milissegundos, a distância de percepção foi de 100 metros e somente a percepção dos limites de velocidade foi relevante no comportamento dos condutores. Adicionalmente, obteve-se uma validade relativa entre as velocidades no simulador e as velocidades de operação medidas no trecho estudado. Nesse sentido, os resultados deste estudo poderão sustentam a viabilidade e a validade do simulador de direção na avaliação de projetos de sinalização. Finalmente, como contribuição adicional, espera-se propor medidas para aprimorar a sinalização no trecho estudado e o realismo do simulador de direção. (AU)