Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico de perdas de solo e risco de erosão na sub bacia do alto batalha no município de Bauru

Processo: 16/09275-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Anderson Antonio da Conceicao Sartori
Beneficiário:Flávia Luize Pereira de Souza
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos hídricos   Uso do solo   Erosão do solo   Planejamento agrícola   Geoprocessamento   Sistema de informação geográfica (SIG)   Mapa geomorfológico   Bacia hidrográfica   Bauru (SP)

Resumo

A sub-bacia do alto Batalha localizada no centro do Estado de São Paulo, a oeste da cidade de Bauru e 340km de distância da capital do estado é de grande importância no abastecimento de água da cidade. A bacia hidrográfica abrange uma área total aproximada de 12.500ha pertencente aos municípios de Agudos, Piratininga e Bauru. O histórico do uso do solo mostra que nas duas últimas décadas ocorreu a retirada da floresta tropical subcaducifólia que recobria grande parte da área, tendo como principal consequência a perda de solo e o assoreamento em toda a extensão do rio Batalha, causado pelo transporte de partículas de terra para jusante. O processo erosivo em sub-bacias hidrográficas é um dos processos mais prejudiciais a produtividade agrícola e principalmente ao meio ambiente relacionado ao transporte e deposição de sedimentos. A aplicação da Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) e de geoprocessamento espacializada por meio de um SIG na análise de sistemas ambientais são recursos desenvolvidos a muitas décadas, permite uma estimativa da perda de solo em bacias hidrográficas favorecendo o zoneamento ambiental e consequentemente o planejamento ambiental. A utilização de SIGs têm-se intensificado no âmbito das análises geomorfológicas uma vez que otimiza os trabalhos nessa esfera de conhecimento. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo diagnosticar a perda de solo e risco de erosão com aplicação do modelo quantitativo EUPS e do uso de ferramentas SIG na sub-bacia do Alto Batalha localizada no município de Bauru do Estado de São Paulo.