Busca avançada
Ano de início
Entree

Genes e proteínas associados aos telômeros como biomarcadores em carcinoma pulmonar de células não pequenas (NSCLC)

Processo: 16/06936-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Maria Isabel Nogueira Cano
Beneficiário:Camila Baldin Storti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Marcador molecular   Telômero

Resumo

O câncer de pulmão é o câncer que apresenta maior mortalidade no mundo: >1,5 milhões de óbitos por ano segundo a Organização Mundial de Saúde. Esforços tem sido feitos para a identificação de marcadores moleculares associados com o desenvolvimento e a progressão do câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC), que compreende ~85% dos casos de câncer de pulmão, com objetivo de descobrir novos alvos terapêuticos clinicamente úteis. Dentre esses alvos, os telômeros têm potencial aplicação clínica devido ao seu papel na manutenção da estabilidade genômica. São mantidos por ação da ribonucleoproteína telomerase, composta por dois principais componentes: a proteína telomerase transcriptase reversa (TERT) e o RNA não codificador (TERC, telomerase RNA component) que contém o molde para adição da reptição telomérica. Os telômeros de mamíferos são complexos ribonucleoproteícos compostos por DNA e as proteínas que formam o complexo shelterin, fundamental na proteção e manutenção do tamanho dos telômeros. Evidências, recentes, mostram o envolvimento de TERT, e componentes da shelterin no desenvolvimento de NSCLC. Entretanto, estudos mais aprofundados são requeridos, devido a dados controversos sobre a correlação entre alterações na função telomérica e o desenvolvimento de câncer de pulmão. Pretendemos, verificar se entre as proteínas teloméricas e o complexo telomerase existem novos biomarcadores, específicos para tumores NSCLC. Para isso analisaremos a expressão de genes associados direta e indiretamente com a maquinaria telomérica em bibliotecas de RNASeq obtidos de amostras de tecido tumoral e normal de pacientes portadores de NSCLC. Os dados serão validados por análise de expressão gênica via RT-QPCR. Adicionalmente, avaliaremos o perfil de restrição de comprimento telomérico (LTL) via Southern blot e o tamanho dos telômeros por Flow-FISH em amostras de pacientes NSCLC em comparação com indivíduos controle.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STORTI, Camila Baldin. Perfil de expressão de genes associados aos telômeros em carcinoma pulmonar de células não pequenas (NSCLC). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.