Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre a militância e o ativismo: um estudo teórico sobre as diferentes estratégias de engajamento dos sujeitos em movimentos sociais e dos movimentos sociais nos sujeitos.

Processo: 15/26241-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Silvio Yasui
Beneficiário:André Luis Leite de Figueirêdo Sales
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/01064-6 - O que está acontecendo na rua? Cinco ensaios sobre ação coletiva e subjetividade, BE.EP.DR   17/00664-7 - Entre a militância e o ativismo: um estudo teórico sobre as diferentes estratégias de engajamento dos sujeitos em movimentos sociais e dos movimentos sociais nos sujeitos, BE.EP.DR
Assunto(s):Subjetividade   Engajamento   Movimentos sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engajamento | Esquizoanálise | Movimentos Sociais | subjetividade | Psicologia Social e Institucional

Resumo

Entendendo militância como estratégia para produzir coletivos engajados em movimentos sociais, capazes de sustentar, individual e coletivamente, as condições materiais de produção de mudanças, este estudo objetiva desenvolver uma comparação da militância com outra forma de articular sujeitos que vem ganhando espaço dentro dos Novos Movimentos Sociais: o ativismo. Tomar "ativismo" e "militância" como instituições nos termos da Análise Institucional Francesa significa compreendê-los como lógicas de funcionamento que permeiam o campo social e ganham expressão em diferentes contextos. Para caracterizar tanto uma quanto outra será preciso explicitar: o momento histórico responsável pela criação de cada uma dessas estratégias; a racionalidade de organização de recursos e de elaboração de táticas para produção de engajamento que as instituições põem a funcionar; a forma como elas vêm sendo atualizadas pelas práticas dos ativistas e militantes; e os modos de subjetivação delas decorrentes. O estudo proposto está ancorado no eixo das pesquisas qualitativas e participativas em ciências humanas; trabalhará orientado pela Análise Institucional Francesa; terá inspiração cartográfica; construirá diários de campo; realizará estudo bibliográfico e documental, consulta a painel de especialistas e construirá análise de conteúdos partindo de matrizes interpretativas frutos de triangulação de dados coletados. O relato da pesquisa será feito através de ensaios teóricos. A execução foi estruturada em quatro etapas. Na primeira, na segunda e na terceira, os procedimentos usados serão: imersão em grupos de pesquisa que estudam o tema do engajamento, levantamento bibliográfico, análise documental e debate com painel de especialistas. A quarta etapa visa produzir a versão final do texto que comporá a tese de doutorado do proponente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES, ANDRE LUIS LEITE DE FIGUEIREDO; VIANNA, EDUARDO; FONTES, FLAVIO FERNANDES; YASUI, SILVIO. Prefigurative Brazilian ativismo through the lens of the transformative activist stance: renewing radical political imagination through ``collectividual{''} agency. MIND CULTURE AND ACTIVITY, . (15/26241-0, 17/00664-7, 18/01064-6)
SALES, ANDRE LUIS LEITE DE FIGUEIREDO; VIANNA, EDUARDO; FONTES, FLAVIO FERNANDES; YASUI, SILVIO. Prefigurative Brazilian ativismo through the lens of the transformative activist stance: renewing radical political imagination through "collectividual" agency. MIND CULTURE AND ACTIVITY, v. 27, n. 3, p. 15-pg., . (17/00664-7, 15/26241-0, 18/01064-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALES, André Luis Leite de Figueirêdo. Militância e ativismo: cinco ensaios sobre ação coletiva e subjetividade. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.