Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação de duas proteínas de Leptospira interrogans a componentes do plasma e matriz extracelular do hospedeiro

Processo: 16/04295-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Lucia Tabet Oller Do Nascimento
Beneficiário:Maria Fernanda Cavenague Pereira
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50981-0 - Busca de proteínas de superfície nas sequências do genoma da Leptospira interrogans: caracterização funcional e imunológica para o entendimento de mecanismos envolvidos na patogênese de bactéria, AP.TEM
Assunto(s):Genômica funcional   Leptospirose   Leptospira

Resumo

A leptospirose é uma zoonose amplamente distribuída de interesse humano e veterinário. Em áreas urbanas, os roedores desempenham o papel de principais reservatórios da doença por permitirem a colonização das leptospiras nos túbulos renais proximais e as excretarem vivas na urina. Não há vacina eficaz até o momento. A identificação de proteínas da membrana externa conservadas que podem interagir com o hospedeiro são os principais alvos de pesquisa para elucidar os mecanismos de patogenicidade. São estas proteínas que, provavelmente, podem servir de alvo para o sistema imune do hospedeiro. Deste modo, diversos estudos têm buscado caracterizar e identificar as proteínas de superfície que sejam antigênicas e presentes nos diversos sorovares de Leptospira interrogans. Nesse sentido, o presente projeto propõe clonar e expressar duas lipoproteínas preditas de Leptospira codificadas pelos genes LIC13259 e LIC10562. As proteínas recombinantes serão purificadas por cromatografia de afinidade a metal e inoculadas em camundongos para avaliação da sua atividade imunogênica e obtenção de soros imunes. Estes soros serão utilizados como sonda para avaliar a presença de proteínas no extrato total de Leptospira spp. de diferentes sorovares, a fim de estudarmos sua conservação e localização celular. As proteínas presentes em diferentes leptospiras patogênicas serão avaliadas quanto à reatividade com anticorpos em soros de pacientes diagnosticados com a doença e sua capacidade de interagir com componentes da matriz extracelular e do plasma humano, para avaliação das mesmas no processo de adesão ao hospedeiro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVENAGUE, MARIA F.; TEIXEIRA, ALINE F.; FILHO, ANTONIO S.; SOUZA, GISELE O.; VASCONCELLOS, SILVIO A.; HEINEMANN, MARCOS B.; NASCIMENTO, ANA L. T. O. Characterization of a novel protein of Leptospira interrogans exhibiting plasminogen, vitronectin and complement binding properties. INTERNATIONAL JOURNAL OF MEDICAL MICROBIOLOGY, v. 309, n. 2, p. 116-129, MAR 2019. Citações Web of Science: 2.
NASCIMENTO FILHO, EDSON G.; VIEIRA, MONICA L.; TEIXEIR, ALINE F.; SANTOS, JADEMILSON C.; FERNANDES, LUIS G. V.; PASSALIA, FELIPE J.; DAROZ, BRENDA B.; ROSSINI, AMANDA; KOCHI, LEANDRO T.; CAVENAGUE, MARIA F.; PIMENTA, DANIEL C.; NASCIMENTO, ANA L. T. O. Proteomics as a tool to understand Leptospira physiology and virulence: Recent advances, challenges and clinical implications. JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 180, n. SI, p. 80-87, MAY 30 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.