Busca avançada
Ano de início
Entree

Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900 - 1932)

Processo: 16/14582-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Pesquisador responsável:Paulo César Garcez Marins
Beneficiário:Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira
Instituição-sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/00194-3 - A pintura histórica no Brasil e na França no fim do Século XIX: a experiência de Benedito Calixto na Académie Julian, BE.EP.MS

Resumo

As pinturas de gênero histórico são um tema fundamental nos debates sobre o papel desempenhado pelos museus de história na criação de narrativas visuais sobre o passado. Nesse sentido, Fundação de São Vicente, da autoria de Benedito Calixto, oferece uma possibilidade privilegiada de reflexão sobre esta problemática, visto que é uma das maiores telas desse gênero produzidas no Brasil. Encomendada para as comemorações oficiais do IV Centenário do Descobrimento do Brasil e composta em grande formato, a tela foi incorporada ao acervo artístico do Museu Paulista ainda em 1900, ano de sua conclusão. A pintura, que alude a um evento ocorrido em 1532, foi, num aparente paradoxo, encomendada para as comemorações do encontro de 1500, ocorrido no atual litoral da Bahia. A tela foi, desde então, mobilizada como um item de acervo importante na construção de uma narrativa museal que confere protagonismo aos paulistas na formação da nação. Este projeto procura compreender os debates em torno de sua musealização, bem como sua apropriação social até a comemoração do IV Centenário da Fundação de São Vicente, em 1932. Este projeto se insere, portanto, nos debates sobre a historicidade dos processos de musealização de obras de arte em museus de história e nas dimensões imaginárias resultantes desse processo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EDUARDO POLIDORI VILLA NOVA DE OLIVEIRA. \"Fundação de São Vicente\", de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900-1932). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.