Busca avançada
Ano de início
Entree

Farmacocinética do efavirenz administrado na forma de nanoparticulas inorganicas em coelhos.

Processo: 15/23843-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Rosangela Gonçalves Peccinini
Beneficiário:Evelin dos Santos Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacocinética

Resumo

O antirretroviral efavirenz é o um inibidor da transcriptase reversa não análogo de nucleosídeo (ITRNN) mais utilizado no tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS) devido à sua potente atividade antiviral e eficácia clínica, quando combinado com dois inibidores da transcriptase reversa análogo de nucleosídeo (ITRN) na terapia de primeira linha. O efavirenz pertence à classe II no Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB) e a sua biodisponibilidade oral (Foral) em humanos apresenta um perfil variável entre indivíduos devido a influência de fatores como solubilidade aquosa e taxa de dissolução. A tecnologia farmacêutica oferece muitas estratégias, como a utilização de excipientes funcionais como nanopartículas inorgânicas, que permitem otimizar a taxa de dissolução e aumentar a biodisponibilidade, o que permite reduzir dose e frequência das administrações, além de diminuir o risco de efeitos adversos. Este trabalho tem a finalidade de avaliar e comparar a farmacocinética do EFV veiculado a partir de uma nanopartícula inorgânica, desenvolvida por Fontes e colaboradores, da Universidade Federal de Pernambuco, ao ativo livre.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, EVELIN DOS SANTOS; OLIVEIRA, JONATA AUGUSTO; FRANCHIN, TAISA BUSARANHO; ULIAN SILVA, BRUNA CRISTINA; CANDIDO, CAROLINE DAMICO; PECCININI, ROSANGELA GONCALVES. Simple and Rapid Method by Ultra High-Performance Liquid Chromatography (UHPLC) with Ultraviolet Detection for Determination of Efavirenz in Plasma: Application in a Preclinical Pharmacokinetic Study. Journal of Chromatographic Science, v. 57, n. 10, p. 874-880, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Evelin dos Santos. Farmacocinética do efavirenz administrado na forma de micropartículas inorgânicas em coelhos. 2018. 106 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.