Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural das proteínas do vírus Zika e busca por agentes antivirais

Processo: 16/19712-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Glaucius Oliva
Beneficiário:Andre Schutzer de Godoy
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07600-3 - CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos, AP.CEPID
Assunto(s):Biologia estrutural   Planejamento de fármacos   Desenvolvimento de fármacos   Antivirais   Vírus Zika   Proteínas do capsídeo   Proteínas do envelope viral   Cristalografia de proteínas

Resumo

A Febre Zika, causada pelo Zika Vírus (ZIKV), é uma doença emergente que em 2016 atingiu todos os continentes do globo, alcançando o estado de pandemia. Além dos sintomas similares aos da Dengue, a infecção pelo ZIKV também pode causar a má formação em fetos e problemas neurológicos em adultos, como a Síndrome de Guillain-Barré. Apesar dos esforços mundiais, os mecanismos de transmissão, replicação, evasão do sistema imunológico e efeitos deletérios do ZIKV não são bem compreendidos. Até o momento não existem tratamentos ou formas eficientes de erradicação do vírus, sendo que a prevenção e controle das populações de mosquito transmissor são as únicas formas de combate ao ZIKV. O ZIKV é um retrovírus de cadeia positiva, onde o material genético codifica uma poliproteína que forma dez proteínas maduras. Destas, duas formam o envelope viral, uma o capsídeo, e outras sete estão envolvidas no processo de replicação do vírus. As proteínas de envelope, e as proteínas NS1-dominio ladder, NS3-protease e NS5-methyltransferase já tiveram partes de suas estruturas cristalográficas resolvidas. Nossa proposta é estudar prioritariamente as proteínas cujas estruturas não estão disponíveis utilizando técnicas de Biologia Molecular e cristalografia de raio-X, a fim de determinar as estruturas tridimensionais das mesmas. Vamos também buscar expressar e cristalizar as proteínas já relatadas na literatura, pois o interesse maior do nosso grupo é a busca por ligantes candidatos a fármacos antivirais, usando a metodologia do planejamento de ligantes baseado na estrutura do receptor. Esse projeto está vinculado ao projeto CEPID CIBFar da FAPESP, e tem também como objetivo estabelecer uma base no grupo para estudos de vírus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GODOY, ANDRE S.; LIMA, GUSTAVO M. A.; OLIVEIRA, KETLLYN I. Z.; TORRES, NAIARA U.; MALUF, FERNANDO V.; GUIDO, RAFAEL V. C.; OLIVA, GLAUCIUS. Crystal structure of Zika virus NS5 RNA-dependent RNA polymerase. NATURE COMMUNICATIONS, v. 8, MAR 27 2017. Citações Web of Science: 33.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.