Busca avançada
Ano de início
Entree

Causação em Aristóteles, Mackie e Sosa

Processo: 16/11438-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Davi Heckert Cesar Bastos
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aristóteles   Causação (filosofia)   Filosofia antiga

Resumo

O trabalho se propõe a estudar a visão de causação de três autores: Aristóteles, Mackie (1993/1965) e Sosa (1993/1980). Mackie propõe uma visão regularista de causação seguindo o modelo de David Hume, mas acrescenta uma noção de campo causal como um terceiro relatum. Sosa propõe que toda causação inclui necessidade, e que os tipos de causação são quatro. Aristóteles propõe um modelo de causação com três relata: um subjacente, uma propriedade desse subjacente e uma causa que explica por que tal propriedade é atribuída a tal subjacente. Aristóteles propõe ainda que há quatro diferentes tipos de causação - as consagradas quatro causas. Mackie se assemelha a Aristóteles na concepção de causação como sendo triádica, onde a noção de campo causal se assemelha ao termo C do silogismo Aristotélico. Sosa, por outro lado, se assemelha a Aristóteles na proposta de quatro tipos de causação, e principalmente na proposta de necessitação do efeito pela causa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAVI BASTOS. A Teoria da Demonstração Científica de Aristóteles em Segundos Analíticos 1.2-9 e 1.13. ARCHAI-REVISTA DE ESTUDOS SOBRE AS ORIGENS DO PENSAMENTO OCIDENTAL, n. 30, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.