Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel de angiotensina II na diferenciação de células de papila apical humana in vitro

Processo: 16/16473-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Carla Renata Sipert
Beneficiário:Laís Nicolay Pizzatto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03965-2 - Papel do sistema renina-angiotensina em diferentes modelos inflamatórios orais: uma abordagem interdisciplinar experimental e clínica, AP.TEM
Assunto(s):Biologia celular   Diferenciação celular   Angiotensina II   Papila dentária   Revascularização pulpar

Resumo

A revascularização pulpar tem resultado em prognósticos mais favoráveis do que a apicificação no tratamento de dentes com rizogênese incompleta. Sugere-se que células remanescentes da papila apical sejam a chave para o sucesso deste tipo de tratamento. Entretanto, os mecanismos moleculares envolvidos com a modulação destas células sob meios desfavoráveis como a inflamação permanecem obscuros. Dentre os mediadores envolvidos neste processo, a angiotensina II (AngII) pode ser sugerida como um importante modulador da função celular. O objetivo deste estudo é elucidar o papel da AngII na diferenciação osteo/odontoblástica de células de papila apical humana (CPA) in vitro. Culturas de CPA serão estabelecidas a partir de terceiros molares com rizogênese incompleta e caracterizadas. As células serão submetidas a estímulo com concentrações crescentes de lipopolissacarídeo (LPS) para ensaio de viabilidade celular. Em seguida, CPA serão então submetidas a estímulo com LPS em meio de proliferação (MP) e de diferenciação (MD) para detecção da produção de AngII e da modulação de seu receptor AT1. O papel deste na diferenciação celular será investigado por meio de bloqueio farmacológico. Os dados serão analizados por meio do programa GraphPad Prism 5.0 utilizando a Análise de Variância (ANOVA) a um critério seguido do pós-teste de Tukey. Serão considerados significativos valores de p < 0,05. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIZZATTO, Laís Nicolay. Angiotensina II na modulação de células de papila apical humana in vitro. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.