Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização bioenergética do metabolismo mitocondrial no comprometimento e diferenciação terminal de células-tronco de pele em animais em restrição calórica

Processo: 16/22298-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Alicia Juliana Kowaltowski
Beneficiário:Maria Fernanda Pereira de Araújo Demonte Forni
Supervisor no Exterior: Valerie Horsley
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Yale University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/25776-7 - Mecanismos Moleculares do Particionamento Mitocondrial em Células de Mamífero., BP.PD
Assunto(s):Mitocôndrias   Biologia celular e molecular   Restrição calórica

Resumo

Entender como o metabolismo mitocondrial afeta o destino e a homeostase celular é um dos novos campos com resultados promissores, tanto para a biologia básica quanto para a terapia celular. Em trabalhos anteriores, descrevemos alterações fenotípicas significativas na pele de camundongos expostos à restrição calórica, especialmente no tecido adiposo da derme e epiderme. Estas alterações pode estar relacionadas à alterações no metabolismo e morfologia mitocondrial, já que recentemente demonstramos que essas mudanças bioenergéticas são essenciais para o comprometimento de progenitores com a diferenciação. No entanto, os mecanismos coordenados através dos quais o impacto da restrição calórica afeta ambos os adipócitos e precursores epidermais são amplamente desconhecidos. Neste projeto, pretende-se avaliar o papel das mitocôndrias e metabolismo associado na coordenação fisiológica dos efeitos da restrição calórica em ambos os compartimentos de células-tronco da epiderme e derme. Isso levaria à uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares através dos quais a restrição calórica aumenta o tempo de vida e higidez tecidual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSIS-RIBAS, THAIS; FORNI, MARIA FERNANDA; BROCHADO WINNISCHOFER, SHEILA MARIA; SOGAYAR, MARI CLEIDE; TROMBETTA-LIMA, MARINA. Extracellular matrix dynamics during mesenchymal stem cells differentiation. Developmental Biology, v. 437, n. 2, p. 63-74, . (16/18277-7, 16/05311-2, 15/25776-7, 16/22298-0, 15/26328-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.