Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da seletividade de duas membranas aniônicas para separação seletiva de um ácido orgânico

Processo: 16/17527-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Jorge Alberto Soares Tenório
Beneficiário:Tatiana Scarazzato
Supervisor no Exterior: Valentin Perez Herranz
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat Politécnica de Valéncia (UPV), Espanha  
Vinculado à bolsa:14/13351-9 - Tratamento de efluentes de banhos de eletrodeposição isentos de cianeto por eletrodiálise visando à recuperação de água e insumos, BP.DR
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Eletrodiálise

Resumo

Os processos de separação por membranas apresentam algumas características que os tornam atrativos para diferentes aplicações, como no tratamento de águas residuais de diversos segmentos industriais. Entretanto, há algumas restrições que precisam ser superadas para melhorar a eficiência de tais sistemas. Nos últimos anos, novas membranas de troca-iônica para aplicações específicas de eletrodiálise têm sido desenvolvidas. Entre elas, é possível citar as membranas seletivas a íons monovalentes, as membranas bipolares e as membranas para transporte de ânions orgânicos, que são o objeto deste estudo. A separação seletiva de íons orgânicos usando membranas específicas vem sendo estudada nos últimos anos, mas o desempenho das membranas ainda não é totalmente compreendido. Este estudo propõe avaliar o transporte de dois ânions concorrentes (sendo um inorgânico e um orgânico) através de uma membrana apropriada para a transferência de ânions orgânicos de médio peso molecular. O objetivo do estudo é definir as condições que permitem uma seletividade maior do ânion orgânico frente ao inorgânico e determinar quantitativamente a taxa de separação total entre os dois íons. Os resultados serão comparados com uma membrana aniônica utilizada em aplicações gerais de eletrodiálise. Os experimentos serão realizados em uma célula contendo três compartimentos, usando soluções contendo diferentes razões molares entre o íon orgânico e o inorgânico. Os resultados serão analisados em termos de extração percentual, da taxa de desmineralização total e do cálculo do fator de separação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARAZZATO, T.; PANOSSIAN, Z.; TENORIO, J. A. S.; PEREZ-HERRANZ, V.; ESPINOSA, D. C. R. Water reclamation and chemicals recovery from a novel cyanide-free copper plating bath using electrodialysis membrane process. DESALINATION, v. 436, p. 114-124, JUN 15 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.