Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Divergências genéticas e fenotípicas em Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae)

Processo: 16/16871-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 25 de novembro de 2016
Vigência (Término): 24 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Célio Fernando Baptista Haddad
Beneficiário:Thais Helena Condez
Supervisor no Exterior: Kelly Raquel Zamudio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/00641-1 - Padrões e processos de diversificação no gênero Brachycephalus Fitzinger, 1826 (Anura: Brachycephalidae), BP.PD
Assunto(s):Evolução animal   Biogeografia   Amphibia   Brachycephalus

Resumo

O gênero Brachycephalus atualmente abriga 30 espécies endêmicas da Mata Atlântica. Devido ao pequeno tamanho e baixa tolerância a variações ambientais, a maioria das espécies deste gênero apresenta distribuição geográfica restrita associada a ambientes montanhosos, e supostamente evolui através do isolamento e especiação alopátrica. Além das barreiras representadas pelo relevo acidentado com cadeias de montanhas e vales, o gradiente de condições climáticas e ecológicas em regiões montanhosas pode também representar uma barreira importante para o fluxo gênico e divergência entre populações de Brachycephalus. Com as informações disponíveis até o momento, estima-se que a diversificação neste gênero deve ocorrer de maneiras distintas em áreas de baixada e de altitude elevada, assim como em condições tropicais e subtropicais da Mata Atlântica. Neste projeto, pretende-se trabalhar com as divergências genéticas e fenotípicas entre populações de Brachycephalus ao longo de sua distribuição espacial e altitudinal. Serão abordados métodos filogenéticos comparativos, análises de paisagem e novas técnicas moleculares de sequenciamento para a obtenção de resultados que auxiliem no entendimento da história evolutiva destes anfíbios. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARLI MONTEIRO, JULIANE PETRY; CONDEZ, THAIS HELENA; DE ANCHIETTA GARCIA, PAULO CHRISTIANO; BAPTISTA HADDAD, CELIO FERNANDO. The advertisement calls of two species of Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae) from southern Atlantic Forest, Brazil. Zootaxa, v. 4415, n. 1, p. 183-188, APR 27 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.