Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de Infiltrações de Sílica em Zircônia Odontológica na Energia Interfacial para Fratura

Processo: 16/20001-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Renata Marques de Melo Marinho
Beneficiário:Nathália de Carvalho Ramos Ribeiro
Supervisor no Exterior: Yu Zhang
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa: New York University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/16387-7 - Efeito de infiltrações de sílica pelo método sol-gel em uma zircônia odontológica: microestrutura, propriedades mecânicas e energia interfacial para fratura, BP.DR
Assunto(s):Sílica gel

Resumo

O objetivo será analisar a energia interfacial (tenacidade à fratura) na união ao cimento resinoso, comparando as infiltrações realizadas pelo método sol-gel com imersão rápida, obtido por ácido silícico e obtido por TEOS, e a infiltração de vidro na zircônia graduada (Slurry). Serão confeccionados espécimes Brazil nuts, que serão infiltrados por três métodos: infiltração de sílica por sol-gel em imersão rápida de 40 minutos com sílica obtida por ácido silícico, infiltração de sílica por sol-gel obtida por TEOS e infiltração de vidro por slurry seguindo a proposta de Zhang & Kim (2009). Após as infiltrações, as superfícies serão condicionadas com ácido fluorídrico e será aplicado um silano com MDP. O cimento resinoso será espatulado e colocado nas superfícies, estas serão colocadas em posição de cimentação e uma carga de 750g será aplicada para padronizar a espessura de cimento resinoso. 24 horas após a cimentação, os Brazil nuts serão ensaiados numa máquina de ensaios universal (Instron). O teste será realizado usando-se ângulos (ô, inclinação da trinca em direção a aplicação da carga) de 1°, 5°, 10° e 15°. A carga crítica para a fratura da interface será usada para o cálculo da taxa de liberação de energia, G. Quando uma carga compressiva é aplicada sobre o Brazil nut, a trinca é submetida a uma combinação de modo I de tração e modo II de cisalhamento. O espécime está sob pura tração quando ôH0° e puro cisalhamento quando ôH25°. Ao final dos ensaios todas as amostras serão observadas em MEV para caracterização das falhas. A caracterização de como a fratura caminhou dentro e por entre os materiais será feita com Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS). Somente falhas que ocorram na interface entre zircônia e cimento serão consideradas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, N. C.; ALVES, L. M. M.; RICCO, P.; SANTOS, G. M. A. S.; BOTTINO, M. A.; CAMPOS, T. M. B.; MELO, R. M. Strength and bondability of a dental Y-TZP after silica sol-gel infiltrations. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 46, n. 10, B, p. 17018-17024, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
RAMOS, N. C.; KAIZER, M. R.; CAMPOS, T. M. B.; KIM, J.; ZHANG, Y.; MELO, R. M. Silica-Based Infiltrations for Enhanced Zirconia-Resin Interface Toughness. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH, v. 98, n. 4, p. 423-429, APR 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.