Busca avançada
Ano de início
Entree

Financeirização e certificação ambiental na produção de habitação

Processo: 16/15739-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 02 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Lucia Zanin Shimbo
Beneficiário:Lucia Zanin Shimbo
Anfitrião: Fabrice Bardet
Instituição-sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Ecole Nationale des Travaux Publics de L'Etat (ENTPE), França  
Assunto(s):Habitação   Mercado imobiliário   Política habitacional   Construção civil   Finanças

Resumo

Este projeto procura tratar a questão da habitação a partir do enfoque teórico das relações entre os atores de mercado na produção do espaço urbano e nas políticas públicas. O problema a ser enfrentado diz respeito ao processo de financeirização que alterou as lógicas de provisão e de produção da habitação. Além disso, a dimensão da sustentabilidade também se difundiu mundialmente, pautando regulações e práticas relacionadas à construção habitacional. Nesse sentido, este Projeto levanta a hipótese de que tais processos alteraram a relação entre os atores, as regulações, o financiamento e a produção da habitação, constituindo-se tendências globais do capitalismo avançado, apesar de ainda estarem presentes trajetórias específicas nos diferentes países. Essa hipótese será perseguida a partir de duas frentes principais de pesquisa. A primeira delas, utilizando-se da revisão da literatura internacional, principalmente francesa, busca aprofundar o conhecimento teórico sobre financeirização e sobre a interação de atores na produção do espaço urbano, em geral, e da habitação, em particular. A segunda frente procura delimitar um objeto empírico, qual seja, empreendimentos habitacionais certificados ambientalmente e promovidos por agentes públicos e privados na cidade de Lyon, a partir do qual poderão ser desenvolvidas uma pesquisa documental e um levantamento de campo, procurando caracterizar os atores, as regulações institucionais e financeiras, as práticas de gestão e de produção. Os resultados esperados deste Projeto podem contribuir para o debate acadêmico sobre financeirização, sustentabilidade e habitação e também para o desenvolvimento de políticas, programas e projetos habitacionais que contemplem uma articulação de diferentes atores e de fundos financeiros e práticas da construção civil que enfatizem a qualidade habitacional e a dimensão ambiental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARDET, FABRICE; COULONDRE, ALEXANDRE; SHIMBO, LUCIA. Financial natives: Real estate developers at work. COMPETITION & CHANGE, APR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.