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Lugares da religião entre jovens imigrantes brasileiros de segunda geração nos Estados Unidos da América

Processo: 16/05230-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 26 de setembro de 2016
Vigência (Término): 25 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Antônio Mendes da Costa Braga
Beneficiário:Antônio Mendes da Costa Braga
Pesquisador Anfitrião: Philip Joel Williams
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Assunto(s):Antropologia da religião   Religiões   Jovens   Imigrantes   Brasileiros   Estados Unidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil-EUA | imigração internacional | Juventude | religião | Antropologia da Religião

Resumo

Entre o final dos anos oitenta e início do século XXI um grande número de brasileiros emigrou para outros países, como é o caso dos Estados Unidos. Desde então várias pesquisas sobre o tema tem abordado diferentes aspectos do complexo contexto imigratório brasileiro naquele País. Esta proposta se insere nesse universo investigativo focando nos jovens imigrantes brasileiros de segunda geração nos EUA e suas relações com a religião. Tal foco se deve a dois aspectos já identificados por outras pesquisas: (1) a religião é um respeitável elemento identitário, sendo as Igrejas importantes espaços de sociabilidade entre imigrantes brasileiros nos EUA; (2) vem aumentando o número de jovens imigrantes brasileiros de segunda geração nos EUA. Quanto às questões que nortearam esta investigação elas podem ser sintetizadas da seguinte forma: dado que estar vinculado a uma religião é algo comum dentro da primeira geração de imigrantes brasileiros nos EUA, será que isto também se mantém entre os jovens imigrantes de segunda geração? Em caso afirmativo, de que forma isto ocorre e quais os significados, os papéis e os lugares da religião entre esses jovens imigrantes? A religião ainda mantém seu potencial étnico identitário? E em relação às Igrejas, elas também são importantes espaços de sociabilidade para a segunda geração de imigrantes brasileiros? E como as questões da imigração transnacional e transnacionalização religiosa estão envolvidas nisto? (AU)

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