Busca avançada
Ano de início
Entree

Vocabulário Receptivo, Processamento Auditivo Central e Compreensão Leitora em Escolares do 5 ano do Ensino Fundamental

Processo: 16/06304-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Ana Flávia de Oliveira Nalom
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vocabulário   Audição   Aprendizagem   Compreensão

Resumo

Introdução: O processamento auditivo central (PAC) pode ser definido como a maneira com a qual o sistema nervoso lida com a informação auditiva. O vocabulário receptivo refere-se às palavras que a criança é capaz de compreender. A decodificação e a compreensão de leitura envolvem habilidades relacionadas aos processos sensoriais, cognitivos, linguísticos e sociais que possibilitam ao leitor interpretar um conteúdo impresso. Nesse sentido, verificar a associação entre tais habilidades em escolares do 5º ano é necessária, uma vez que o conhecimento do significado das palavras escritas facilita o processo de decodificação e compreensão de leitura. Objetivo: Caracterizar o desempenho de escolares de 5º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em PAC,vocabulário receptivo e compreensão de leitura e verificar possíveis correlações entre ambos. Método: Participarão deste estudo 40 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Os sujeitos serão avaliados individualmente. Inicialmente todos farão uma prova específica para avaliação do vocabulário receptivo por meio do Teste de Vocabulário por Figuras USP e a prova de compreensão de textos, do teste PROLEC. Em um ouro dia, serão avaliados quanto ao PAC em local determinado. Os dados relativos às provas aplicadas passarão por análise estatística.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NALOM, Ana Flávia de Oliveira. Processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora em escolares do 5o. ano do ensino fundamental. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.