Busca avançada
Ano de início
Entree

Gênese de um criador de conceitos: Gilles Deleuze: 1945-1969 (Titre en Français: Genèse d'un créateur des concepts: Gilles Deleuze: 1945-1969)

Processo: 15/04381-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Vladimir Pinheiro Safatle
Beneficiário:Giuseppe Bianco
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/15538-7 - Gênese de um criador de conceitos: Gilles Deleuze: 1945-1969, BE.EP.PD
Assunto(s):Filosofia contemporânea   Dialética   Sociologia

Resumo

Esse projeto se propõe a reconstruir a gênese da filosofia de Gilles Deleuze desde 1945 - momento em que o autor, jovem estudante da Sorbonne, compôs cinco ensaios pouco conhecidos - até o final dos anos 1960, quando ele defendeu suas duas teses de doutorado: Diferença e repetição e Espinosa e o problema da expressão; assim como publicou o livro Lógica do sentido. Tais trabalhos constituem o ponto de encerramento do pensamento de Deleuze - construído sobre a confrontação com a fenomenologia, epistemologia, antropologia e psicanálise - antes do encontro com Félix Guattari. A partir de uma série de escritos pouco conhecidos (artigos, transcrições de curso) e numerosos documentos absolutamente inéditos (cursos, rascunhos de obras, cartas, anotações), esse projeto se propõe à uma análise que vai na contracorrente de interpretações usuais da filosofia de Deleuze, tais quais abordagens "instrumentais", que simplesmente se servem de conceitos filosóficos e de abordagens "sistêmicas", que tendem a apenas apreender a coerência estrutural da filosofia de Deleuze. O presente projeto se propõe, desse modo, a aplicar aos textos deleuzeanos uma abordagem "contextualizante", que faz proveito dos métodos das ciências históricas e sociológicas e que, ao mesmo tempo, respeita seu conteúdo "filosófico". Opondo-se a ideia, tão difundida, de uma irredutibilidade das criações filosóficas à simples explicações psicossociais, esse trabalho visa compreender o escopo dos conceitos implementados por Deleuze a partir de seu contexto de emergência, contexto social e epistemológico. O objetivo geral é a redação de uma monografia capaz de fornecer uma chave de compreensão completamente inédita à primeira parte do itinerário teórico de Deleuze (1945-1969). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCO, GIUSEPPE. Bergson and the spiritualist origins of the ideology of creativity in philosophy. BRITISH JOURNAL FOR THE HISTORY OF PHILOSOPHY, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.