Bolsa 16/11566-3 - Comunicação digital, Linguagem publicitária - BV FAPESP
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A composição verbal e visual em publicidades de revistas e cartazes impressos na era da convergência

Processo: 16/11566-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Lucilene dos Santos Gonzales
Beneficiário:Raquel Schmidt Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação digital   Linguagem publicitária   Mídia publicitária   Propaganda   Cartaz   Revistas   Convergência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartaz | composição | convergência | Publicidade | revista | Linguagem publicitária

Resumo

Diante da revolução digital, as novas mídias não substituíram as antigas e o emergente paradigma de convergência integra novas e antigas mídias de formas cada vez mais complexas. Os meios de comunicação digital vieram para oferecer possibilidades de informação, comunicação, diversão e relacionamento num diferente ambiente de mídia. Os meios de comunicação tradicionais, assim como a publicidade tradicional -, agora convivem com a mídia digital que, com os dispositivos móveis - tabletes e celulares Android - disponibilizam atualmente os meios mais interativos que a sociedade já experimentou. E as marcas estão cada vez mais ingressando nesses suportes tecnológicos. Essa reconfiguração na percepção e cotidiano da sociedade, especialmente na forma de consumir e produzir conteúdo, afetou a forma como as marcas mantêm contato com seus consumidores; agora, além das mídias tradicionais, incluem, em sua estratégia de comunicação, táticas, tecnologias e plataformas para manter o contato contínuo com os consumidores. E as publicidades impressas - de revistas e cartazes - como se compõem nesse novo cenário midiático com possibilidades infinitas de informação, colaboração, apelo e contato? Pretendemos constatar possíveis transformações na composição verbal e visual da publicidade impressa - de revistas e cartazes -, verificando os elementos envolvidos na comunicação, suas funções, e a formatação dos títulos, textos e slogans. Nosso objeto de análise serão publicidades de revistas e cartazes dirigidas a públicos de distintos gêneros, idade e classe social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória - sobre publicidades de revistas e cartazes impressos -, e analítica que verificará a composição da publicidade impressa e suas especificidades, focando seus resultados na linguagem verbal da comunicação mercadológica.

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