Busca avançada
Ano de início
Entree

Renovação urbana, consumo e lazer no bairro da Mooca

Processo: 16/11273-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Pesquisador responsável:Verônica Sales Pereira
Beneficiário:Gabriel dos Ouros
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Gentrificação   Renovação urbana   Mudança social   Cultura material   Modo de vida   Classe média   Consumo   Lazer

Resumo

Este projeto tem como fim abordar como a imprensa recria as imagens do bairro da Mooca como espaço de consumo e lazer e, em segundo lugar, saber quem são seus praticantes, frequentadores, consumidores e proprietários e como criam/recriam estes espaços. O antigo bairro, marcado pela desindustrialização e forte perda populacional desde meados do século XX, recentemente sofreu um processo de boom imobiliário, que reproduziu não apenas os enclaves fortificados dos condomínios residenciais, com inúmeros conflitos em torno do seu patrimônio histórico, mas também uma renovação/reforma e proliferação de novos locais de consumo e lazer, como bares, restaurantes, mercados mais sofisticados, lojas, etc. Retrataremos, em primeiro lugar, como estes espaços sofreram um processo de embelezamento (estetização) por meio das reformas de suas fachadas e ambientes pelos seus proprietários e como a imagem do bairro, por meio destes estabelecimentos, é recriada pela mídia. E em segundo lugar, a relação entre as classes médias afluentes, os valores e estilos de vida ligados às formas de lazer e de consumo dos moradores destes "enclaves fortificados" (Caldeira, 1997) e também de "fora" e a "redescoberta-retorno" ao espaço (público) do bairro, "revalorizado" por sua cultura material (patrimônio industrial) e imaterial ("a tradição italiana"), por suas novas imagens, nas fachadas arquitetônicas e nas páginas de jornais, constituindo uma nova paisagem urbana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)