Busca avançada
Ano de início
Entree

Dispersão de pólen e sistema reprodutivo da palmeira Euterpe edulis em fragmentos da Mata Atlântica

Processo: 16/18235-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Marina Corrêa Côrtes
Beneficiário:Giovane Böerner Hypolito
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Euterpe edulis   Ecologia molecular   Polinização   Genética populacional   Repetições de microssatélites   Fragmentos florestais   Mata Atlântica

Resumo

Florestas tropicais estão sofrendo intensas ações antrópicas, levando à fragmentação e a perda de habitat. Tais ações levam ao isolamento de remanescentes, diminuindo a conectividade entre as populações. A interrupção do fluxo gênico associada a uma redução populacional ocasionada pela perda de habitat acarreta no aumento da endogamia e da deriva genética, provocando a redução da diversidade genética em médio a longo prazo. Investigaremos como o sistema reprodutivo e a dispersão genética via pólen de uma palmeira de reprodução predominantemente cruzada (Euterpe edulis) varia em paisagens fragmentadas. Amostraremos quatro áreas da Mata Atlântica, sendo duas fragmentadas e dois remanescentes florestais mais preservados. Em cada área, serão coletados 30 frutos maduros de 15 palmeiras (matrizes). Oito marcadores de microssatélites serão utilizados para estimar a taxa de exocruzamento, correlação de paternidade exocruzada, a distância média da polinização e o número efetivo de doadores de grãos de pólen. Espera-se que a dispersão de pólen e a taxa de exocruzamento sejam maiores nas áreas preservadas do que nas fragmentadas, tendo em vista o maior tamanho populacional de palmeiras e da fauna polinizadora esperados para as reservas. Assim, esse projeto contribuirá com informações de como a genética de plantas tropicais são alteradas em frente às ações antrópicas, auxiliando na preservação e conservação das florestas tropicais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARÍLIA SOUZA LUCAS; CAROLINA DA SILVA CARVALHO; GIOVANE BÖERNER HYPOLITO; MARINA CORRÊA CÔRTES. Optimized protocol to isolate high quality genomic DNA from different tissues of a palm species. Hoehnea, v. 46, n. 2, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.