Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do comportamento geotécnico de solos tropicais contaminados por compostos de hidrocarbonetos

Processo: 16/18522-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Natalia de Souza Correia
Beneficiário:José Wilson Batista da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica dos solos   Hidrocarbonetos   Poluição do solo

Resumo

Considerando o consumo crescente de combustíveis e petróleo pela população mundial, cresce também o risco de contaminação de solos por eventuais derramamentos e vazamentos destes produtos, trazendo sérias consequências ao meio ambiente. A remediação de solos contaminados por hidrocarbonetos envolve técnicas que geram elevados custos, e que não afetam apenas a qualidade do solo, mas alteram suas propriedades de engenharia. Por outro lado, há um potencial de reutilização destes solos contaminados, dando-lhes uma nova finalidade econômica, tal como uso em coberturas de aterros sanitários. Em alguns casos, como em vazamentos no solo de fundação de grandes tanques de armazenamento de óleos, a remoção dos tanques e do solo de fundação torna-se inviável. Assim, é importante que sejam investigadas as alterações no comportamento geotécnico do solo contaminado, tais como as que poderiam provocar recalques adicionais da fundação. Este trabalho consiste em avaliar as mudanças nas propriedades físico-químicas e mecânicas de solos lateríticos e não-lateríticos contaminados com combustíveis a base de hidrocarbonetos, através de ensaios de laboratório. Os combustíveis utilizados para a contaminação, etanol, gasolina e óleo diesel, serão adicionados ao solo em diferentes porcentagens de contaminação (0, 2, 4, 6 e 8%) do peso de solo seco. Serão realizadas análises através de ensaios de granulometria, limites de Atterberg, compactação, resistência à compressão simples, resistência ao cisalhamento, pH, bem como análises da microestrutura dos solos (usando microscopia eletrônica de varredura). Os resultados permitirão comparar o comportamento geotécnico desses solos tropicais sob diferentes níveis e tipos de contaminação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREIA, NATALIA DE SOUZA; PORTELINHA, FERNANDO HENRIQUE MARTINS; MENDES, IGOR SANTOS; DA SILVA, JOSE WILSON BATISTA. Lime treatment of a diesel-contaminated coarse-grained soil for reuse in geotechnical applications. INTERNATIONAL JOURNAL OF GEO-ENGINEERING, v. 11, n. 1 JUN 30 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.