Bolsa 16/08813-9 - Programa de televisão, Língua alemã - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Séries televisivas no ensino de língua alemã: aspectos lingüísticos, político-sociais, socioculturais e ideológicos

Processo: 16/08813-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Beneficiário:Lívia dos Santos Marques
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Programa de televisão   Língua alemã   Ensino de língua estrangeira   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abordagem comunicativa | ensino de LE | material autêntico | Séries Televisivas | Ensino de Língua e Cultura Alemã

Resumo

Por volta da década de 70 no Brasil, a partir do surgimento da abordagem comunicativa, ocorre um deslocamento do foco de ensino da língua estrangeira em si mesma como sistema para o processo de aprendizagem e para a comunicação como objetivo de ensino. Nesse contexto, destaca-se o material autêntico como recurso de apresentação dessa língua em contexto real de uso e a partir do qual é possível ao professor mostrar não somente a língua, mas aspectos culturais da língua-alvo. O presente projeto tem como objetivo discutir a importância do ensino de alemão por uma perspectiva contemporânea em sala de aula, dando especial destaque à utilização do material autêntico "séries televisivas" como insumo didático metodológico. Nosso foco recairá sobre os aspectos linguísticos, político-sociais, socioculturais e ideológicos de três séries, com o intuito de promover uma maior compreensão do material para uso em sala de aula. Com esse intento, procederemos uma pesquisa qualitativa e exploratória, analisando as séries alemãs Unsere Mütter, Unsere Väter; Deutschland 83 e Sibel und Max, que consideramos representativas de períodos históricos, sociais e políticos diferentes na história da Alemanha. A relevância da pesquisa está centrada no fato de que as séries podem não apenas ser utilizadas em sala de aula, mas também levar a uma ampliação do espaço escolar, na medida em que constituem-se como importante fonte de entretenimento para muitos jovens, portanto, seu uso pedagógico deve ser melhor explorado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LÍVIA DOS SANTOS MARQUES; CIBELE CECÍLIO DE FARIA ROZENFELD. O uso de seriados televisivos no ensino de alemão: aspectos linguísticos, socioculturais, ideológicos e político-sociais em Deutschland 83. Pandaemonium Germanicum, v. 21, n. 33, p. 64-86, . (16/08813-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.