Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do inibidor do transportador de cátions orgânicos 2 (OCT2) cimetidina e do Diabetes Mellitus Experimental na disposição cinética da gabapentina em ratos

Processo: 15/25728-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Natália Valadares de Moraes
Beneficiário:Jhohann Richard de Lima Benzi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/12452-4 - Maturação dos processos de clearance renal, BE.EP.MS
Assunto(s):Farmacocinética   Cimetidina   Diabetes mellitus experimental

Resumo

O transportador de cátions orgânicos 2 (OCT2), expresso na membrana basolateral do túbulo proximal dos rins, desempenha papel importante na eliminação de vários fármacos em uso na clínica. A gabapentina (GBP), anticonvulsivante utilizado para tratamento de dor neuropática, é eliminada parcialmente por secreção ativa renal via OCT2. O diabetes mellitus experimental (DME) induzido pela estreptozotocina (STZ) reduz a atividade do OCT2 de 50-70% em ratos. O objetivo do estudo é investigar a influência do DME, do controle glicêmico e do inibidor de OCT2 cimetidina na disposição cinética da GBP em ratos. Ratos machos Wistar serão divididos em quatro grupos: controle, cimetidina (dose única de cimetidina 100 mg/kg, i.p.), diabético (dose única de STZ 45 mg/kg i.v.) e diabético tratado com insulina (dose única de STZ 45 mg/kg i.v. e insulina 4 UI/dia subcutânea, 14 dias). Os animais (n=6, por tempo de coleta) receberão dose única de GBP 50 mg/kg, v.o. (gavagem) e amostras de sangue serão coletadas nos tempos 15, 30 e 45 min, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10 e 12h e a urina será coletada no intervalo de 0-12h após a administração. As concentrações plasmáticas serão avaliadas por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas (LC-MS). A área sob a curva concentração plasmática × tempo (AUC) será calculada do tempo zero a infinito com base na Quadratura de Gauss-Laguerre. O clearance total aparente (CL/F) será calculado a partir da equação: CL/F=dose/AUC0-. A comparação dos parâmetros farmacocinéticos entre grupos será realizada através de intervalos de confiança 95%. Com base nos resultados, será possível avaliar a influência do DME e o seu controle glicêmico na disposição cinética da GBP, bem como avaliar a relevância da atividade de OCT2 por meio do inibidor cimetidina, na excreção renal do fármaco.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA BENZI, JHOHANN RICHARD; YAMAMOTO, PRISCILA AKEMI; STEVENS, JESSICA HANNA; BAVIERA, AMANDA MARTINS; DE MORAES, NATALIA VALADARES. The role of organic cation transporter 2 inhibitor cimetidine, experimental diabetes mellitus and metformin on gabapentin pharmacokinetics in rats. Life Sciences, v. 200, p. 63-68, MAY 1 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.