Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização geológica e geotécnica de misturas de solo residual do município de Eldorado Paulista (SP) com materiais reativos orgânicos

Processo: 16/17894-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 01 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues
Beneficiário:Jéssica Pelinsom Marques
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/15024-3 - Avaliação da disponibilidade e bioacessibilidade de metais potencialmente tóxicos em solo residual, BE.EP.MS
Assunto(s):Contaminação   Rejeitos de mineração   Solo argiloso   Compostos orgânicos

Resumo

A atividade mineradora, que sempre teve grande importância para a economia do país, apresenta diversos aspectos ambientais, entre os quais a geração de resíduos. No Brasil a negligência e a falta de fiscalização quanto à disposição dos resíduos de mineração são comuns. Rejeitos e pilhas de estéril provenientes dessa atividade, dispostos inadequadamente no solo, sem controle ou proteção, são fontes de contaminação devido a presença de metais potencialmente tóxicos. Esses metais apresentam toxicidade e propriedade de bioacumulação. Neste contexto, é inegável a necessidade de tecnologias para inibição da migração livre dos contaminantes no meio poroso. A utilização de materiais naturais (solos argilosos) na impermeabilização de áreas de disposição de resíduos devido ao seu alto potencial de adsorção de metais e a melhoria deste material a partir de misturas com material reativo orgânico são exemplos de possíveis soluções de baixo custo. Desta forma, a presente pesquisa visa caracterizar um solo residual argiloso coletado na região do Vale do Ribeira, para ser empregado como barreira selante (liners) na disposição de resíduos da mineração enriquecidos em metais tóxicos (Pb, Zn, Cu, As, Cd e Cr) e analisar a melhoria do seu desempenho quando misturado em diferentes proporções com materiais reativos orgânicos: turfa e composto orgânico. Para tanto, serão realizados os seguintes ensaios: granulometria, DRX, FRX, CTC, ATD, MEV/EDS, determinação dos parâmetros físico-químicos, limite de consistência, classificação MCT, ensaio de compactação, permeabilidade, compressão triaxial e batch test. A caracterização geológica e geotécnica facilita o entendimento das propriedades dos materiais e das possíveis interações que poderão existir com o contaminante, principalmente com relação aos metais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, JESSICA PELINSOM; SILVESTRE RODRIGUES, VALERIA GUIMARAES; RAIMONDI, ISABELA MONICI; LIMA, JACQUELINE ZANIN. Increase in Pb and Cd Adsorption by the Application of Peat in a Tropical Soil. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 231, n. 3 MAR 16 2020. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Jéssica Pelinsom. Estudo de misturas de solo residual de Eldorado Paulista (SP) com turfa visando retenção de metais potencialmente tóxicos. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.