Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos efeitos da clorina e ALA aplicado à Terapia Fotodinâmica em Gliossarcoma.

Processo: 16/20022-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Juliana Ferreira Strixino
Beneficiário:Leticia Corrêa Fontana
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Ácido aminolevulínico   Gliossarcoma   Terapia fotodinâmica

Resumo

Mesmo com os avanços nas técnicas convencionais de tratamento, o prognóstico de cânceres do sistema nervoso segue não favorável ao paciente, o que torna necessário o estudo de terapias alternativas a serem utilizadas como tratamentos primários ou concomitantes aos métodos já existentes. A Terapia Fotodinâmica (TFD) apresenta-se como uma terapia promissora, que emprega um agente fotossensível (FS), luz em comprimento de onda adequado ao FS e oxigênio molecular, produzindo espécies reativas de oxigênio com o objetivo de induzir a célula cancerígena à morte por necrose ou apoptose. O objetivo desse trabalho é avaliar a ação da TFD em células de gliossarcoma, utilizando como FS a clorina Photodithazine® (PDZ) e o precursor da protoporfirina IX, ácido aminolevulínico (ALA). O projeto será dividido em uma parte in vitro e outra in vivo. Para a análise in vitro, a fonte de luz utilizada será um dispositivo LED (Biopdi/Irrad-Led 660) para o PDZ e um dispositivo LED (Biopdi/Irrad-Led 630) para o ALA, ambos formados de 54 LEDs, com 70mW de potência nas regiões de 660 nm e 630 nm, respectivamente. Já para a análise in vivo, será utilizado um Laser de diodo (QuantumTech®), na intensidade de 100 mW/cm e 100 J/cm, nos comprimentos de onda de 670 nm para o PDZ e 630 nm para o ALA. Serão realizados testes de viabilidade celular, tempo de depuração do FS, análise dos tipos de morte celular induzidos, análise do tempo de depuração do FS em células sadias, análise morfológica e de localização do FS em microscópio confocal. Para análise in vivo, será realizada a histologia dos animais com modelo de tumor xenográfico, para comparação da ação tecidual dos FSs PDZ e ALA, bem como um acompanhamento de um grupo experimental realizando-se a remoção cirúrgica do tumor, seguida da aplicação da TFD, sendo esses animais acompanhados por 30 dias, para observação da recuperação do animal, seguida de análise histológica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA-STRIXINO, JULIANA. Analysis of the effect of photodynamic therapy with Fotoenticine on gliosarcoma cells. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 30, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.