Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial evocado auditivo de média latência (PEAML) monaural e binaural em idosos

Processo: 16/05452-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Figueiredo Frizzo
Beneficiário:Anna Caroline Silva de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Perda auditiva   Estimulação acústica   Potenciais evocados auditivos   Idosos

Resumo

Na atualidade há um aumento da expectativa de vida no país. Diante disso, torna-se importante conhecer e entender as necessidades da população idosa. A perda auditiva é um problema comum associado com o envelhecimento, acompanhado de déficits nas habilidades binaurais, muitas vezes responsáveis pelas dificuldades de comunicação. O Potencial Evocado Auditivo de Média Latência têm se mostrado um instrumento muito útil para avaliação auditiva central em idosos e permite uma análise da função auditiva binaural em nível cortical. Portanto, o objetivo deste projeto será de investigar as respostas dos potenciais evocados auditivos de média latência, analisar e comparar a estimulação monaural e binaural em idosos. Método: Este é um estudo descritivo e analítico de corte transversal. Como procedimento de pré-coleta será realizada a avaliação audiológica básica para determinação dos limiares audiométricos e assim, poder dividir os sujeitos em 2 grupos, sendo o grupo 1 (G1) composto por 20 indivíduos de ambos os gêneros, a partir de 60 anos, saudáveis, sem perda auditiva; e o grupo 2 (G2) composto por 20 indivíduos de ambos os gêneros, a partir de 60 anos, saudáveis, com limiares variando entre 30 e 70 dBNA nas frequências de 4 a 8kHz. Será realizada então a coleta, o registro do potencial, utilizando o equipamento Biologic's Evoked Potencial System (EP) de dois canais, com estimulação monaural (orelha direita, depois orelha esquerda) e binaural (estimulação simultânea nas duas orelhas), para assim obter o componente de interação binaural, e por tanto será realizada a análise e comparação das respostas obtidas com a estimulação monaural e binaural nos dois grupos. Para tanto, serão feitas a análise descritiva e análise estatística inferencial dos dados e discussão dos resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Anna Caroline Silva de. Potencial evocado auditivo de média latência (PEAML) monaural e binaural em idosos. 2018. 69 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.