Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do Sistema Histaminérgico Cerebelar na Aprendizagem Motora e Memória Emocional em Camundongos

Processo: 16/00557-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 25 de agosto de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Bruna Silva Marques
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/08099-0 - Ativação na Anidrase Carbônica na Extinção do Medo Condicionado em Ratos, BE.EP.DR
Assunto(s):Psicobiologia   Cerebelo   Aprendizagem motora   Memória emocional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Motora | cerebelo | memória emocional | sistema histaminérgico | Psicobiologia

Resumo

Evidências experimentais indicam que o cerebelo está envolvido em funções motoras e não motoras. Visto que nossos recentes resultados demonstraram a participação do sistema cerebelar histaminérgico na consolidação da memória emocional, este estudo tem como principal objetivo investigar a atuação do sistema neural histaminérgico no desempenho motor e aprendizagem motora de camundongos via vérmis cerebelar e estabelecer uma possível interação desse sistema no processamento de funções motoras e não motoras. Serão realizados quatro experimentos que investigarão os efeitos dose dependentes de histamina, microinjetada no vérmis cerebelar; os efeitos da microinjeção de antagonista do receptor H1 (Clorfeniramina); os efeitos da microinjeção de antagonista do receptor H2 (Ranitidina) e; os efeitos da microinjeção de antagonista do receptor H3 (Tioperamida) sobre a ansiedade, o desempenho motor e a aprendizagem motora de camundongos. Para isso serão utilizados os modelos de labirinto em cruz elevado, rota-rod e trave de equilíbrio. A análise estatística incluirá o teste de homogeneidade e análise de variância (ANOVA), seguido por teste post-hoc adequados ao desenho experimental. O coeficiente de correlação de Pearson será utilizado para verificar a correlação entre a aprendizagem motora e emocional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)