Busca avançada
Ano de início
Entree

Assimilação de carbono pelo arroz (Oryza sativa) em razão do potencial hídrico do solo

Processo: 16/16533-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:José Laércio Favarin
Beneficiário:Caio Luiz dos Santos
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Arroz   Oryza sativa   Evapotranspiração   Polietilenoglicóis

Resumo

O trabalho será realizado com arroz ( Oryza sativa) em casa de vegetação na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" com o objetivo de avaliar o decréssimo na assimilação de carbono em função da redução do potencial hídrico. Plantas do cultivar IRGA 424 serão cultivadas em vasos e os tratamentos 0; -30; -60; -90; -120; -150 kPa serão aplicados dos 15 aos 70 dias após a emergência (DAE). As plantas serão cultivadas em duas épocas distintas (de setembro a novembro e janeiro a março) afim de submetê-las a diferentes regimes de evapotranspirações potenciais. Para a redução do potencial hídrico será utilizado o polietilenoglicol (PEG 6000) na solução nutritiva. Dos resultados espera-se definir qual é o nível de água a partir do qual comece a haver interferência na produtividade do arroz. E que subsidie estudos que visem diminuir demanda de água no cultivo do arroz. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, CAIO LUIZ; DE BORJA REIS, ANDRE FROES; MAZZAFERA, PAULO; FAVARIN, JOSE LAERCIO. Determination of the Water Potential Threshold at Which Rice Growth Is Impacted. PLANTS-BASEL, v. 7, n. 3 SEP 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.