Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial inseticida de neolignanas diidrobenzofurânicas contra a mosca branca (Bemisia tabaci biótipo B)

Processo: 16/16957-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Antônio Eduardo Miller Crotti
Beneficiário:Carlismari Oliveira Grundmann
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neolignanas   Química de produtos naturais   Bemisia tabaci   Inseticidas

Resumo

A mosca branca, Bemisia tabaci Gennadius biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae), é considerada uma das principais pestes tanto em campo como em estufa em vários países do mundo devido às grandes perdas econômicas que causa em lavouras de hortaliças, feijão, soja, algodão, amendoim e em várias plantas ornamentais. Os prejuízos provocados por este inseto se dão tanto pela alimentação direta como pela transmissão de inúmeras bactérias e vírus fitopatogênicos. Na última década a eficiência do manejo da mosca branca baseado apenas no uso de organofosfatos, carbamatos sintéticos e piretroides vem diminuindo gradualmente devido ao uso irrestrito destes inseticidas e à falta de rotação dos mesmos, o que tem resultado não apenas no desenvolvimento de resistência, mas também na eliminação de alguns de seus inimigos naturais, contribuindo assim para a seleção de indivíduos resistentes. Neste contexto, a busca por novos compostos ativos contra B. tabaci torna-se de grande interesse. O presente projeto tem como objetivo principal investigar a atividade inseticida de algumas neolignanas diidrobenzofurânicas contra B. tabaci biótipo B. Diversas atividades biológicas têm sido reportadas na literatura para esta classe de compostos orgânicos, porém o potencial inseticida dos mesmos ainda é pouco explorado na literatura. As neolignanas diidrobenzofurânicas a serem avaliadas neste projeto serão sintetizadas a partir do acoplamento oxidativo de fenilpropanoides segundo metodologia que mimetiza a biossíntese desses compostos em plantas. Os resultados obtidos serão inéditos, uma vez que não há na literatura nenhum relato sobre o efeito inseticida, deterrente e/ou repelente de neolignanas diidrobenzofurânicas frente à mosca branca. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALDIN, EDSON L. L.; DIAS, HERBERT J.; DE SOUZA, CAMILA M.; SOARES, MURIEL C. E.; GRUNDMAN, CARLISMARI O.; SANTOS, THAIS L. B.; CROTTI, ANTONIO E. M. Insecticidal and inhibitory effects of dihydrobenzofuran neolignans on Bemisia tabaci. JOURNAL OF PEST SCIENCE, v. 92, n. 2, p. 861-869, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.