Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da radioterapia na alteração de cor do binômio esmalte dental / restaurações de resina composta

Processo: 16/16243-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Alexandra Mussolino de Queiroz
Beneficiário:Thais Tedeschi dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas compostas   Neoplasias de cabeça e pescoço   Radioterapia   Esmalte dentário   Cor

Resumo

A cada ano milhares de novos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados ao redor do mundo. A radioterapia constitui-se uma modalidade de tratamento amplamente utilizada para o tratamento desta patologia, podendo ser indicada como terapia primária, adjuvante ao tratamento cirúrgico e à quimioterapia ou como tratamento paliativo em estágios avançados e inoperáveis da doença. Porém, radioterapia na região de cabeça e pescoço afetará as funções orais do paciente, sob diferentes aspectos, muitas vezes de forma permanente, influenciando negativamente a qualidade de vida do mesmo. Além disso, estes pacientes apresentam condições bucais precárias devido a sua condição e frequentemente necessitam de tratamentos restauradores extensos. As restaurações de resina composta são um tratamento viável para esses pacientes e amplamente empregados na odontologia atual. O aspecto estético deste material auxilia na melhora da qualidade de vida destes pacientes que já estão debilitados, tanto fisicamente, quanto psicologicamente. O objetivo deste estudo será analisar a influência da radioterapia na alteração de cor do binômio dente/restaurações de resina composta, uma vez que a literatura não apresenta nenhum relato sobre alteração de cor de dentes e materiais restauradores pós-procedimento radioterápico na região de cabeça e pescoço. A amostra experimental será composta por 40 incisivos bovinos, divididos em 4 grupos, que serão restaurados com resina composta em 2 níveis (microhíbrida e nanohíbrida) e submetidos a 2 níveis de radiação (presente e ausente). Será confeccionado em cada espécime uma cavidade com 2mm de profundidade e diâmetro de 3mm que será, posteriormente, restaurada pela inserção de dois incrementos sobre o qual será aplicado, imediatamente após a última inserção, uma carga axial a fim de compactar o material restaurador, tornando a superfície plana e com espessura padronizada, para prosseguir com a fotopolimerização do material. Após a confecção dos espécimes, estes serão mantidos em saliva artificial e armazenados em estufa por 24 horas, quando então serão submetidas ao acabamento e polimento. Ao final desses procedimentos, as mensurações iniciais de cor serão realizadas. Os corpos de prova que serão irradiados receberão a fração de dose de 2Gy/dia, durante 5 dias consecutivos, até atingirem a dose total de 60Gy, em um total de 30 frações por 6 semanas. Após o término da radioterapia, os espécimes serão mantidos em saliva artificial em estufa a 37ºC, durante 24 horas, quando será realizada a análise da cor final. Será realizada análise da resposta quantitativa da estabilidade de cor (E, L, a e b) e rugosidade de superfície. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUEIROZ, ALEXANDRA M.; CARPIO-BONILLA, CLAUDIA M.; ARNEZ, MAYA F. M.; DOS SANTOS, THAIS T.; PALMA-DIBB, REGINA G.; OLIVEIRA, HARLEY F.; NELSON-FILHO, PAULO; SILVA, LEA A. B.; PAULA-SILVA, FRANCISCO W. G. Radiotherapy Activates Matrix Metalloproteinases in the Dentinoenamel Junction of Primary Teeth. JOURNAL OF DENTISTRY FOR CHILDREN, v. 87, n. 2, p. 83-89, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.