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Realidade virtual e estimulação transcraniana por corrente contínua anódica para melhora da função motora de membros superiores em crianças com Síndrome de Down: ensaio clínico controlado aleatorizado e duplo cego

Processo: 16/11156-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Claudia Santos Oliveira
Beneficiário:Jamile Benite Palma Lopes
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/03381-6 - Realidade virtual e estimulação transcraniana por corrente contínua anódica para melhora da função motora de membros superiores em crianças com síndrome de down: ensaio clínico aleatorizado, controlado e duplo cego, BE.EP.MS
Assunto(s):Neuropediatria   Realidade virtual   Síndrome de Down
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estimulação Trascraniana por corrente continua | função motora | Membro Superior | Realidade Virtual | Sindrome de Down | Neuropediatria

Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente continua (tDCS) associado a um treino neuromotor em membro superior com realidade virtual sobre a atividade cerebral e controle motor em crianças com Síndrome de Down (SD). Materiais e Métodos: A amostra populacional será definida após realizado um estudo piloto, com a mesma metodologia do estudo proposto. As crianças serão alocados de forma aleatorizada em dois grupos (Grupo 1: tDCS anódica no córtex motor primário bilateral e catodo na deltoide unilateral associada ao treino de realidade virtual. Grupo 2: tDCS anódica sham no córtex motor primário bilateral e catodo no deltoide unilateral associada ao treino de realidade virtual. Os participantes serão avaliados em três momentos distintos (antes, logo após e um mês após os treinos propostos). As avaliações serão constituídas de análise tridimensional do movimento e eletromiografia do membro superior parético (sistema SMART-D 140® - BTS Engineering e EMG FREEEMG® - BTS Engineering), pelas escalas The pediatric evaluation of disability inventory (PEDI), atividade cerebral será avaliada pelo EEG (BrainNet BNT36). Os treinos serão realizados durante 4 semanas consecutivas, com 3 sessões de treino por semanas (20 minutos), com uma intensidade de 1 mA. Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significância de pd0,05. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALMA LOPES, JAMILE BENITE; FRANCO DE MOURA, RENATA CALHES; LAZZARI, ROBERTA DELASTA; CARVALHO DUARTE, NATALIA DE ALMEIDA; LOPES DUMONT, ARISLANDER JONATHAN; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS. Evaluation of upper limb movements in children with Down's syndrome: A systematic review. INFANT BEHAVIOR & DEVELOPMENT, v. 51, p. 45-51, . (16/11156-0)
PALMA LOPES, JAMILE BENITE; CARVALHO DUARTE, NATALIA DE ALMEIDA; LAZZARI, ROBERTA DELASTA; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS. Virtual reality in the rehabilitation process for individuals with cerebral palsy and Down syndrome: A systematic review. JOURNAL OF BODYWORK AND MOVEMENT THERAPIES, v. 24, n. 4, p. 479-483, . (16/11156-0, 15/14952-9)

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