Bolsa 16/19315-0 - Imigração, Relações étnico-raciais - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A imigração segundo os cientistas sociais brasileiros: os estudos da UNESCO entre as décadas de 1940 e 1960

Processo: 16/19315-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 07 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 06 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sedi Hirano
Beneficiário:Gustavo Takeshy Taniguti
Supervisor: Monica Raisa Schpun
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:15/17230-4 - A imigração segundo os cientistas sociais brasileiros: os estudos da UNESCO entre as décadas de 1940 e 1960, BP.PD
Assunto(s):Imigração   Relações étnico-raciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudos Migratórios | História das Ciências Sociais no Brasil | Imigração | Relações étnico-raciais | Unesco | História das ciências sociais, imigração, pensamento social

Resumo

Este projeto propõe uma pesquisa sobre os estudos patrocinados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a respeito do tema da imigração entre as décadas de 1940 e 1960. Embora nos últimos quinze anos pesquisadores tenham investigado a participação de brasilianistas e cientistas sociais brasileiros no projeto UNESCO sobre raça apresentando um período fértil da trajetória do debate sobre relações raciais no Brasil , até os dias atuais praticamente inexistem pesquisas que atentaram para o tema da imigração. Assim, na pesquisa proposta busca-se ampliar o entendimento atualmente disponível sobre o tema da imigração e a sua relação com o desenvolvimento da sociologia e da antropologia brasileiras no contexto do pós-guerra, enfocando os estudos patrocinados pela UNESCO. Pretende-se investigar as trajetórias de intelectuais que tiveram centralidade naquele contexto, a formação de redes internacionais de pesquisadores e os conteúdos teórico-metodológicos que informaram esses estudos. Especial atenção será conferida ao caso brasileiro, de forma a mostrar que os estudos a serem analisados são potencialmente reveladores da contribuição exercida pelo conhecimento científico em temas candentes à sociedade brasileira do pós-guerra, como o preconceito, o racismo, a segregação, a inclusão social, a democracia e a identidade nacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)