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Educação musical e Escola Nova: uma pesquisa entre três periódicos de difusão pedagógica

Processo: 16/20353-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 30 de março de 2017
Data de Término da vigência: 29 de março de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Maria Teresa Alencar de Brito
Beneficiário:Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Supervisor: Antoine Jean Nicolas Savoye
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Vinculado à bolsa:15/01978-0 - O processo criativo na educação musical e sua relação com o pensamento pedagógico no século XX, BP.DR
Assunto(s):Educação musical   Escola nova   Criatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Musical | Escola Nova | processos criativos | Educação Musical

Resumo

Este projeto de pesquisa visa estudar as implicações das ideias pedagógicas de movimentos de renovação escolar na área da educação musical. O estudo integra uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento desde 2015 na Universidade de São Paulo. De maneira sucinta, a pesquisa tem como objeto a valorização dos processos criativos infantis em meio às propostas de educação musical no século XX. A investigação busca uma maior compreensão das relações entre estética e pedagogia no que concerne à valorização da criatividade. Considerando a importância dos movimentos de renovação da instituição escolar da primeira metade do século passado, o presente projeto tem por objetivo analisar de que maneira a educação musical e a criação artística infantil eram abordadas em alguns documentos de difusão. Foram selecionados três periódicos, a saber: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Brasil), La Nouvelle Éducation (França) e Progressive Education (Estados Unidos), mais especificamente suas publicações das décadas de 1920, 1930 e 1940. A seleção de tais documentos se justifica em razão da importância da França e dos Estados Unidos como polos de difusão do ideário pedagógico de contestação ao que se chamava de escola tradicional à época, bem como pela necessidade de aprofundar os estudos sobre a apropriação brasileira destas tendências educacionais. A partir da análise destes documentos, esperamos contribuir para a compreensão da história da educação musical na instituição escolar e seus fundamentos pedagógicos e estéticos no período delimitado. (AU)

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