Busca avançada
Ano de início
Entree

Métricas em projeto resiliente de sistemas térmicos

Processo: 16/19255-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:José Alexandre Matelli
Beneficiário:José Alexandre Matelli
Anfitrião: Kai Goebel
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Local de pesquisa : NASA Ames Research Center, Estados Unidos  
Assunto(s):Sistemas complexos   Métrica   Desenvolvimento de tecnologia

Resumo

A primeira etapa na criação de qualquer sistema de engenharia é o projeto conceitual. A maioria dos sistemas de engenharia, incluindo sistemas térmicos, são projetados dentro de uma faixa fixa de capacidade nominal e pode levar o sistema a funcionar mal fora dessa faixa na presença de eventos adversos. No entanto, o projetista muitas vezes carece de informações fundamentais sobre taxa de falha de um componente durante a fase de projeto conceitual. Projeto resiliente é um campo relativamente novo de pesquisa onde um sistema complexo de engenharia qualquer é concebido de modo a manter-se operacional apesar existência de falhas. Ao longo últimas décadas, pesquisas em redes de computadores têm investigado a resiliência de redes complexas. O estudo da topologia da rede a partir desta área traz alguns paralelos interessantes sobre o projeto de sistemas complexos de engenharia, tais como sistemas térmicos. Neste estudo, pretende-se adaptar uma metodologia de análise de redes complexas aplicado para a análise de resiliência diferentes desenhos conceptuais de sistemas térmicos. Tal análise fornece uma maneira formal para calcular as métricas relacionadas com a resiliência do sistema, de tal modo que seja possível prever, em fases iniciais, qual alternativa de projeto é mais capaz de funcionar como requerido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATELLI, JOSE ALEXANDRE; GOEBEL, KAI. Resilience evaluation of the environmental control and life support system of a spacecraft for deep space travel. ACTA ASTRONAUTICA, v. 152, p. 360-369, NOV 2018. Citações Web of Science: 0.
MATELLI, JOSE ALEXANDRE; GOEBEL, KAI. Conceptual design of cogeneration plants under a resilient design perspective: Resilience metrics and case study. APPLIED ENERGY, v. 215, p. 736-750, APR 1 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.