Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade física no trabalho e lazer e sua relação com desfechos musculoesqueléticos e cardiovasculares

Processo: 15/18310-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de abril de 2017
Vigência (Término): 02 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Tatiana de Oliveira Sato
Beneficiário:Tatiana de Oliveira Sato
Anfitrião: Andreas Holtermann
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : National Research Centre for the Working Environment (NRCWE), Dinamarca  
Assunto(s):Fisioterapia   Ergonomia no trabalho   Atividade física   Prevenção de doenças

Resumo

A atividade física realizada durante o lazer está associada à redução da mortalidade por causas gerais e por doenças cardíacas, além de reduzir a morbidade por distúrbios musculoesqueléticos. Por outro lado, altos níveis de atividade física no trabalho parecem aumentar o risco para estas condições. Embora o mecanismo envolvido nesta relação ainda permaneça desconhecido, a investigação das respostas fisiológicas associadas aos efeitos distintos da atividade física no trabalho e lazer, por meio da avaliação da variabilidade da frequência cardíaca, é promissora. O National Research Centre for the Working Environment (NRCWE, Copenhagen, Dinamarca) é uma instituição de liderança internacional neste tema. No NRCWE foram desenvolvidos métodos válidos e confiáveis para obtenção de medidas objetivas da atividade física e da variabilidade da frequência cardíaca durante o trabalho e lazer em estudos prospectivos. Assim, pretende-se desenvolver este projeto de pesquisa em parceria com pesquisadores do NRCWE com o objetivo de: 1. Verificar a associação entre a variabilidade da frequência cardíaca no trabalho e lazer e os sintomas musculoesqueléticos e 2. Verificar a diferença na variabilidade da frequência cardíaca entre atividades realizadas no período de trabalho e de lazer, em trabalhadores que desenvolvem atividades com alta demanda física. Os resultados contribuirão para o conhecimento de conexões entre atividade física no trabalho e lazer, modulação autonômica cardíaca e sintomas musculoesqueléticos. Além disso, o desenvolvimento deste Estágio no Exterior permitirá amplo desenvolvimento científico e acadêmico do candidato. Pretende-se aproveitar esta oportunidade para consolidar a parceria já existente com o NRCWE, o que irá propiciar a criação de uma rede de colaboração científica e intercâmbio de estudantes de pós-graduação. Pretende-se também publicar os resultados científicos decorrentes desta parceria em periódicos internacionais de alto impacto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SATO, TATIANA DE OLIVEIRA; HALLMAN, DAVID M.; KRISTIANSEN, JESPER; HOLTERMANN, ANDREAS. The association between multisite musculoskeletal pain and cardiac autonomic modulation during work, leisure and sleep - a cross-sectional study. BMC MUSCULOSKELETAL DISORDERS, v. 19, NOV 20 2018. Citações Web of Science: 0.
SATO, TATIANA O.; HALLMAN, DAVID M.; KRISTIANSEN, JESPER; SKOTTE, JORGEN H.; HOLTERMANN, ANDREAS. Different autonomic responses to occupational and leisure time physical activities among blue-collar workers. INTERNATIONAL ARCHIVES OF OCCUPATIONAL AND ENVIRONMENTAL HEALTH, v. 91, n. 3, p. 293-304, APR 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.