Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de DDGS na terminação de bovinos confinados: consumo e digestibilidade

Processo: 16/20485-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Ricardo Andrade Reis
Beneficiário:Natalia Vilas Boas Fonseca
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos de corte   Bovinocultura de corte   Confinamento animal   Grãos de destilaria secos com solúveis (DDGS)   Digestibilidade   Alimentação animal   Nutrição animal   Nutrição de ruminantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovinos | confinamento | Co-produtos | Nutrição de Ruminantes

Resumo

A pecuária de corte vem assumindo parcela importante no agronegócio brasileiro, buscando alternativas que aumentem a produção e a rentabilidade da atividade. O confinamento permite acelerar a terminação dos bovinos com redução na idade ao abate, propiciando exploração intensiva das propriedades. Por outro lado, o custo com a produção vem aumentado, reduzindo assim a lucratividade do sistema. O uso de produtos menos onerosos na alimentação animal apresenta-se cada vez mais atrativos. Dentre as alternativas, destaca-se o DDGS (dried distiller's grains with solubles), coproduto obtido da produção do etanol a partir do milho, o qual se torna uma opção na nutrição e produção animal. Objetiva-se avaliar a eficiência da substituição do farelo de algodão por DDGS quanto ao consumo e digestibilidade de nutrientes na terminação de bovinos de corte confinados. Os tratamentos serão: T1 - Concentrado convencional com milho como fonte energética e farelo de algodão como fonte proteica; tratamento; T2 - Concentrado com substituição de 50% da fonte proteica do T1 por DDGS; T3: Concentrado com substituição de 100% da fonte proteica do T1 por DDGS. O experimento será realizado em um delineamento inteiramente casualizado, com medidas repetidas no tempo, sendo três tratamentos com três repetições (baias) contendo quatro animais por baia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, RHAONY GONCALVES; CARDOSO, ABMAEL DA SILVA; BOAS FONSECA, NATALIA VILAS; CURVELO SILVA, MARIA LUISA; TEDESCHI, LUIS ORLINDO; DELEVATTI, LUTTI MANECK; RUGGIERI, ANA CLAUDIA; REIS, RICARDO ANDRADE. Effects of nitrogen fertilization on protein and carbohydrate fractions of Marandu palisadegrass. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (15/04566-4, 17/11274-5, 15/16631-5, 16/20485-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.